Solenidade de Posse da ADCAP Nacional e do Núcleo Regional de Brasília

Solenidade de Posse da ADCAP

Empossadas as novas Diretorias da ADCAP Nacional e do Núcleo Regional de Brasília,

e respectivos Conselhos Fiscais para o Triênio 2016/2019

ImageProxy.mvc-3

Núcleo Regional de Brasília

 

ImageProxy.mvc-4

ADCAP Nacional

 

No último dia nove, realizou-se a Solenidade de Posse das Diretorias Executivas da ADCAP Nacional e do Núcleo Regional de Brasília e respectivos Conselhos Fiscais,  para o Triênio 2016/2019.

A cerimônia, que foi realizada no Plenário da OAB Federal, teve como anfitriões Dr. Cézar Britto – Presidente da OAB Federal 2007/2010, Bruno Reis – Conselheiro Federal e Presidente da Comissão de Direitos Sindicais da OAB. Contou, também, com o prestígio de autoridades, convidados especiais e associados.

Em momento de emoção o ex-Presidente da ADCAP Nacional,  Luiz Alberto Menezes Barreto, destacou em seu discurso de agradecimento que “nesses últimos anos, o trabalho da ADCAP rendeu muitos frutos, graças ao trabalho da Diretoria em parceria com Núcleos. A Associação conseguiu o reconhecimento em todos os órgãos federais, tribunais superiores, conseguiu ainda o respeito do poder legislativo e de toda a mídia. Hoje, a ADCAP é referência em assuntos relativos aos Correios e ao Postalis”. Em seguida, passou a palavra à Maria Inês Capelli Fulginiti, presidente eleita, cuja fala transcrevemos abaixo:

“Inicialmente, gostaria de agradecer ao Dr. Cezar Britto, Presidente da OAB Federal 2007-2010, pela acolhida nesta casa e, em seu nome, saudar às autoridades presentes, membros da gestão anterior desta Associação, associados, empregados dos Correios e demais convidados.

Meu Boa Noite,

Muitos falam que os tempos são difíceis.

Outros, dizem que são tempos dos “DES”, no seguinte sentido:

DESesperança – uma organização útil, necessária é por natureza eterna. Difícil, hoje, manter a esperança de ver um correio saudável e útil, sobretudo eterno. As ameaças são grandes.

DEScrédito – nossa empresa é altamente competitiva, mas com o passar dos anos vem perdendo gradativamente a sua excelência e, como consequência, a confiança interna e externa. 

DESpreparo – o aparelhamento político partidário que tomou conta das instituições públicas, dentre elas os Correios, promoveu, sobretudo, a incompetência e a incapacidade institucional. Basta ver nossos resultados.

DESânimo –  que significa “sem alma”, sem vibração, descrença. É a sensação de uma estagnação total, onde ficamos “parados no tempo” e sem força interior para reagir ou para mudar tal situação. O entusiasmo sucumbe diante de um ambiente que não valoriza e respeita a sua força de trabalho. O antes sagrado ofício se tornou em um verdadeiro sacrifício.

DESvalorização – os valores dizem e os comportamentos fazem. O que assistimos hoje são comportamentos que não fazem valer os valores criados para atender aos objetivos da instituição Correios e as necessidades de todos aqueles que a cercam. 

DESestímulo – está abraçado ao desânimo e à desesperança. 

DESarmonia – as instabilidades geradas pelas incertezas e constantes e inconsequentes mudanças, o toma lá dá cá praticado em prol de benesses pessoais e partidárias, causaram danos devastadores no clima organizacional e, por conseguinte, à empresa.

DESmonte – No livro “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, o gato diz para Alice que se ela não sabe muito bem aonde quer ir, não importa o caminho que for tomar. O aparelhamento e o fanatismo ideológico praticados levaram a Empresa a perda de objetivos, planejamento inadequado, estratégias frágeis, seguindo qualquer caminho e, consequentemente, chegando a qualquer lugar ou a lugar nenhum.

DESrespeito- Para com os empregados quando os interesses que predominam não são os coletivos, ignorando-se a meritocracia, a carreira, o desenvolvimento pleno e justo. 

DESconfiança – Do mercado, do cliente, da força de trabalho, com a ausência de segurança, de certezas e perspectivas.

São muitos os “des” não merecidos!

Diante disto, alguns perguntam: Para onde vamos?

E outros poucos perguntam: o que podemos fazer?

E é esta última pergunta que faz acender a chama. Faz brilhar os olhos. Faz aparecer lampejos de esperança. E aí entramos nos tempos do “RES”.

RESpirar ares de liberdade;

REStabelecer o mérito como parâmetro;

RESsurgir valores que foram esquecidos, recuperando a qualidade da empresa, seus resultados financeiros, sobretudo a autoestima dos seus colaboradores, que são os únicos que poderão trazer os Correios a, novamente,  ocupar um lugar de destaque e a se transformar em uma empresa de classe mundial.

RESpeito! RESpeito! RESpeito!

É isto que procuramos fazer na ADCAP. É o que nos torna uma Associação cada vez mais forte, ativa e reconhecida.

Sabemos aplaudir o certo. Mas também sabemos questionar com firmeza o que entendemos ser nocivo aos Correios, aos seus empregados e aos nossos associados.

A nova diretoria, que hoje toma posse,  tem alguns membros que participaram conosco das gestões passadas e seguem contribuindo. Agora, conta também com o reforço bem-vindo de novos componentes determinados, livres e de boa vontade.

Nosso ilustre e estimado Dr. Cézar Brito, aqui presente,  em uma de suas obras escreveu: “Eram tantas as tragédias nos jornais que o corpo queria ficar em casa. Mas o espírito me aconselhou a sair e mudar o mundo”.

E esta foi a nossa escolha. Podemos não mudar o mundo, mas vamos continuar trabalhando para ajudar a reerguer os Correios, recuperar a qualidade que sempre foi nossa marca registrada e reconhecida por toda a sociedade brasileira e fazer pulsar mais forte, em nossos corações, o orgulho e a dignidade de ser ecetista. Ressalto que esta não é apenas a luta de uma Diretoria. Precisamos de todos unidos. Núcleos regionais, associados, empregados, parceiros.

Acreditemos em novos tempos! 

Finalizando, tomo emprestada uma constante frase do nosso presidente Luiz Alberto em suas falas, sem antes declarar nossa admiração por tudo que nos ensinou. Sua persistência, firmeza, teimosia, alegria, vontade de vencer e, sobretudo, a amizade sincera.

Voltando, então, à frase emprestada, “que Deus nos abençoe”.

Muito obrigada”.

 

Veja no link abaixo todas as fotos da Solenidade.
http://adcapnacional.blogspot.com.br/2016/06/solenidade-de-posse-da-adcap-empossadas.html

 

Direção Nacional da ADCAP

Outras Notícias