Desmontando Fake News nº 5 – A privatização dos Correios

Como estamos numa luta desigual, em que a mídia reproduz informações distorcidas provenientes de órgãos do governo federal a respeito dos Correios e a própria empresa não se defende, emudecida por um direção subserviente e comprometida com o desmonte da organização, a ADCAP passará a oferecer por esse canal seu posicionamento sobre matérias que tratarem dos Correios.

—————————————————–

A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS


O Estadão trouxe na edição desta segunda-feira um artigo na coluna Opinião intitulado “A privatização dos Correios”.

Comentaremos duas partes do artigo, apresentando a posição da ADCAP a respeito, na expectativa de que os pontos abordados sejam devidamente avaliados pelo veículo em outras matérias sobre os Correios.

Algumas afirmações feitas pelo jornal são trazidas a seguir, acompanhadas dos comentários da ADCAP.

“Amargou quatro anos seguidos de prejuízos e só a partir de 2017 voltou a dar lucro”

Comentário da ADCAP – Ora, estamos em 2020 e os Correios obtiveram resultados positivos em 2017, 2018 e 2019. Mesmo assim, o jornal fala dos prejuízos havidos em quatro anos anteriores a esse período, ignorando, também os resultados positivos obtidos nos anos anteriores aos quatro anos em que houve prejuízo. Seria interessante observar alguns fatos relacionados aos resultados dos Correios:

a) cerca de meio bilhão de reais de lucros nos últimos dez anos (abrangendo os 4 anos em que houve prejuízos);
b) mais de R$ 800 milhões de lucros acumulados nos últimos três anos;
c) em 2020, R$ 770 milhões de lucro acumulado até agosto.

* os resultados dos Correios podem ser consultados em https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/institucional/publicacoes/demonstracoes-financeiras ;
quanto ao resultado de 2020, deve ser obtido junto à direção da estatal.

“desperdício de recursos públicos”

Comentário da ADCAP – A que recursos públicos o jornal se refere, já que os Correios são uma estatal que independe de recursos do Tesouro Nacional, ou seja, custeia suas despesas com suas próprias receitas?

“Seja como for, não se pode perder de vista que o objetivo de uma privatização como a dos Correios é, antes de tudo, melhorar o serviço prestado aos cidadãos”

Comentário da ADCAP – O caso de Portugal e outros anteriores havidos anteriormente, como o da Argentina, exemplificam bem o que acontece quando se privatiza um correio. Caso se concretize no Brasil a intenção de privatização dos Correios, os brasileiros podem esperar a repetição por aqui, com grande agravamento, do quadro hoje presente em Portugal, onde houve sensível aumento de tarifas e o atendimento postal piorou bastante. Lá, inclusive, já há um movimento pedindo a reestatização dos serviços postais (CTT), como pode ser facilmente visto fazendo uma busca rápida na internet.

Os brasileiros merecem receber melhores informações e os devidos contrapontos ao discurso falacioso do governo. A ADCAP estará atenta às matérias que tratem dos Correios e divulgará amplamente sua opinião e suas observações a respeito.  

 

Direção Nacional da ADCAP.

 

Outras Notícias