PL-591 e o canto da sereia para iludir os empreendedores do comércio eletrônico

 

Recentemente, o presidente do Sebrae afirmou em webinar privado, realizado pelo BNDES para “promover” o PL-591/2021, que a privatização dos Correios seria benéfica para as pequenas e médias empresas.

Pensamos exatamente o contrário e vamos demonstrar o porquê.

O transporte de encomendas no Brasil é totalmente liberado. Em função disso, já atuam no Brasil todos os grandes operadores internacionais, como UPS, Fedex e DHL e o próprio La Poste – correio estatal francês – que controla aqui a JadLog. Além disso, há milhares de outras transportadoras atuando no país.

Por que será, então, que num cenário tão aberto assim as pequenas empresas continuam preferindo utilizar os Correios em vez de outras alternativas, a ponto de 3 das 4 encomendas desses clientes passarem pela empresa? A resposta é bem simples: porque os Correios praticam melhores preços, estão presentes no Brasil todo e oferecem serviços com qualidade.

Retirar os Correios do mercado ou modificar sua atuação, colocando-a sob comando privado, não vai resultar em benefício algum para o comércio eletrônico. Pelo contrário, colocará em risco a própria operação de muitos desses operadores, que podem ser expostos a um aumento expressivo de frete, sem contar que também podem ficar sem alternativa de envio para as regiões mais remotas do país.

O comércio eletrônico brasileiro deve abrir bem os olhos e não se iludir com o canto da sereia que tenta iludi-los sobre o PL-591/2021.

 

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

 

Outras Notícias