Esclarecimento sobre matéria do Jornal da Record

CORREIOS
19/05/2014

 

A respeito da matéria exibida na sexta-feira (16) pelo Jornal da Record, os Correios esclarecem que adotam em todo o Brasil, em parceria com a Polícia Federal, ações integradas para prevenção e repressão a roubos. Na região metropolitana da capital paulista, o piloto da parceria, realizado em 2013, resultou na redução do número de roubos a carteiros e na prisão de diversas quadrilhas especializadas. Outras medidas adotadas para proteger trabalhadores, clientes e carga são o monitoramento e o rastreamento de veículos usados nas entregas e parcerias com órgãos municipais e estaduais de segurança pública, além da criação de um setor específico em Brasília para monitoramento de riscos e planejamento de estratégias de segurança em todo o País.

 

A fim de informar corretamente a sociedade, os Correios tornam públicas as perguntas enviadas pelo Jornal da Record e as respostas fornecidas pela assessoria de imprensa:

 

PERGUNTA: Como a empresa classifica a área como restrita?

 

RESPOSTA: A classificação de áreas é baseada em levantamentos realizado pela área de monitoramento e segurança dos Correios.

 

PERGUNTA: Quantas áreas são restritas e em quais bairros? Vocês possuem a lista das áreas restritas na cidade de São Paulo?

 

RESPOSTA: Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não detalha os locais onde são adotadas medidas diferenciadas de entrega.

 

PERGUNTA: Esta medida foi adotada por causa do grande número de assaltos?

 

RESPOSTA: As áreas de restrição são estabelecidas para garantir a segurança dos trabalhadores, dos clientes e das encomendas postais. A entrega de correspondência nesses locais é feita normalmente; para entrega de encomendas é adotado um modelo diferenciado, para evitar que sejam roubadas. Outra medida adotada é a implantação de ações integradas dos Correios e da Polícia Federal em todo o Brasil. O piloto da parceria na região metropolitana da capital paulista resultou na redução do número de roubos a carteiros e na prisão de diversas quadrilhas especializadas no ano passado.

 

A empresa também adota o monitoramento e o rastreamento de veículos usados nas entregas e parcerias com órgãos municipais e estaduais de segurança pública, além da criação de um setor específico em Brasília para monitoramento de riscos e planejamento de estratégias de segurança em todo o País. Os Correios ainda prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais vítimas de violência.

 

PERGUNTA: Existe um balanço de quantos assaltos foram realizados, no último ano, nos bairros que não estão recebendo o serviço de entrega?

 

RESPOSTA: Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não detalha estatísticas.

 

PERGUNTA: O usuário dos Correios , no momento da postagem, é informado que a encomenda não será entregue na residência?

 

RESPOSTA: Sim, o modelo de entrega nesses locais é informado ao remetente no ato da postagem.  Além disso, a informação sobre restrição também está disponível no site dos Correios.

 

PERGUNTA: Nas compras pela internet é cobrado taxa de entrega para o produto chegar na residência do consumidor. Com a restrição de área, o cliente tem de ir buscar o produtor na agência dos correios. Nesse caso, ele recebe de volta o valor da taxa de entrega?

 

RESPOSTA: Conforme as normas postais, não existe compensação ou indenização nesses casos já que o valor do serviço é baseado na distância percorrida pelo objeto da área de postagem à região de destino. Essas medidas, adotadas de maneira temporária, visam reduzir o prejuízo aos clientes e garantir segurança na entrega do produto.

Outras Notícias