Três são presos após confusão entre Sindicato dos Correios e PM

G1.com
01/11/2013


Três sindicalistas foram presos após uma confusão entre funcionários dos Correios e policiais militares na manhã desta sexta-feira (1º) em São José dos Campos. A briga aconteceu quando funcionários em greve tentavam impedir a saída de terceirizados da distribuidora da empresa.  A greve, segundo o Sindicato dos Correios, foi motivada por uma gratificação aos funcionários que deveria ter sido paga em 2001.

No local, que fica no Parque Industrial, na zona sul da cidade, a entrada foi bloqueada pelos trabalhadores, impedindo que funcionários terceirizados saíssem da central com os caminhões carregados. Um carro do Sindicato dos Correios foi usado para bloquear a passagem, mas com a chegada da Polícia Militar o veiculo foi retirado.

Mesmo assim, representantes do sindicato e trabalhadores dos Correios permaneceram em frente ao centro de distribuições, barrando a saída. A PM tentou negociar, mas os manifestantes foram resistentes e policiais deram ordem de prisão para quem bloqueava a passagem.

O tumulto aumentou e funcionários tentaram impedir a prisão dos colegas, quando um dos representantes do sindicato foi imobilizado pelos policiais. Outros três funcionários também foram levados para a delegacia.

“Estávamos garantindo a conversa com a categoria e a polícia veio para garantir de forma truculenta que a gente saísse. Um dos nossos companheiros quase desmaiou,  representantes sindicais e trabalhadores foram algemados. Os policiais colocaram um deles com o rosto no chão”, afirmou o advogado DA Central Sindical e Popular – Coordenação Nacional de Lutas e representante jurídico da categoria Edgar Fogaça.


Greve


De acordo com o Sindicato dos Correios, os funcionários reivindicam uma gratificação que deveria ter sido paga pela empresa em 2001. A categoria levou o caso na Justiça e, em agosto deste ano, acordou com a empresa que o pagamento fosse efetuado em 60 dias. Segundo os funcionários, os Correios não cumpriram o acordo e em assembleia, foi decidida a paralisação no Vale do Paraíba e litoral norte nesta sexta-feira (1º).

“O sindicato repudia totalmente atos de truculência. Vamos fazer uma assembleia hoje, próximo ao meio dia para decidir os próximos passos, se vamos continuar ou não a greve. Por enquanto a greve deve se manter até o final do dia no Vale do Paraíba e litoral norte”, afirmou Fogaça.

Esta é a segunda vez que funcionários dos Correios entram em greve nas últimas semanas. No dia 14 de setembro, funcionários de São José dos Campos inciaram paralisação de 27 dias, por reajuste salarial. Como empresa e sindicato não entravam em um acordo, a greve foi julgada pelo Tribunal Superior do Trabalho e ficou determinado que os funcionários receberiam aumento de 8% nos salários, índice que já era oferecido pelos Correios.


Outro lado


Os Correios e Polícia Militar foram procurados para comentar a greve e a confusão envolvendo a categoria, mas até a publicação desta reportagem não haviam se posicionado.

Outras Notícias