Correios voltam a fazer entregas em áreas violentas no interior de SP

O Globo
27/12/13

SÃO PAULO – A Justiça obrigou os Correios a voltar a fazer entregas de encomendas em Campinas, Sumaré e Jundiaí, interior de São Paulo, cidades consideradas áreas de risco de assalto. Já no primeiro dia útil, na volta do trabalho, um carteiro foi roubado. A entrega de encomendas ficou parada por quatro dias em 73 áreas das três cidades.

No dia 19, uma liminar na 10ª Vara do Trabalho suspendeu a entrega em 73 áreas das três cidades. Os locais eram considerados de risco de assalto contra os funcionários, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que havia ingressado com o pedido. Na terça-feira, os Correios conseguiram derrubar a liminar.

Segundo dados do sindicato da categoria, foram quase 200 casos de roubos nos três municípios em 2013.

Em Campinas, o secretário municipal de segurança pública, Luiz Augusto Baggio, se reunirá na manhã desta sexta-feira com a direção dos Correios na cidade, para discutir eventuais contribuições da prefeitura municipal para a segurança dos agentes da estatal. As medidas que poderão vir a ser adotadas serão anunciadas pela secretaria ao fim do encontro.

Das 73 áreas consideradas de risco para funcionários dos Correios pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo menos dois terços estão na cidade de Campinas.

O sindicato estima que serão necessários dez dias para que o volume de encomendas acumuladas seja entregue. Na maior unidade de Campinas, são oito mil objetos parados. Muitas pessoas estão indo às agências para retirar suas encomendas.

Assalto

Os entregadores dos Correios seguiam com encomendas em uma van quando foram abordados por criminosos em duas motos, no bairro Vida Nova, em Campinas. Eles renderam o motorista, fizeram os ocupantes descerem e fugiram com o carro. O motorista foi amarrado e abandonado em um matagal.

A polícia desconfiou quando viu que o condutor da van não usava uniforme dos Correios. Ele foi abordado e contou onde a carga estava. Tudo foi recuperado e um dos ladrões foi preso. O outro assaltante conseguiu fugir.

Outras Notícias