Adcap Net 17/12/2019 – Correios desistem de operar Banco Postal após fim de parceria com BB – Veja mais!

Correios desistem de operar Banco Postal após fim de parceria com BB

Valor
17/12/19

Os Correios desistiram completamente de operar o Banco Postal. O serviço vinha sendo realizado em parceria com o Banco do Brasil, cujo contrato venceu anteontem. O BB e os Correios já tinham anunciado que não haveria mais contrato de exclusividade, como o que vigorou nos últimos anos. As partes, porém, ainda negociavam as bases de uma renovação que permitisse o uso do balcão pelo BB, mas sem exclusividade. A empresa de postagens ainda buscava outros parceiros no setor privado, sem sucesso.

O fim da negociação com o BB foi confirmado ontem oficialmente pelos Correios, após ser procurado pelo Valor. Em comunicado interno obtido pela reportagem, a direção da estatal informou que nos próximos três meses ainda serão realizados atendimento básico de saques, depósitos, consultas e recebimento de contas em 1.876 agências, em parceria com o BB. “Os serviços poderão ser prorrogados por igual período, em localidades específicas. Caso a desmobilização ocorra em período inferior, as unidades serão comunicadas pontualmente”, diz o comunicado distribuído aos funcionários da empresa.

No mesmo documento, a empresa explica que o fim do serviço se deve ao custo elevado de operacionalização e “ao aumento de ações judiciais envolvendo o negócio, que impactaram negativamente na sustentabilidade do modelo existente”.

A questão dos custos está relacionada à falta de disposição do BB e de outros bancos pagarem outorga pelo uso do balcão.

O texto lembra ainda que os bancos têm incentivado a migração do atendimento financeiro para o digital. “Diante disso, os Correios estudaram a possibilidade de adotar novos modelos de serviços financeiros após o encerramento do Banco Postal, mas nenhum se mostrou viável”, afirma a nota interna.

O vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos Alves Silva, lamentou a decisão da empresa. Ele disse ao Valor que os ataques sofridos pela instituição vindas do próprio governo, que pretende privatizar a empresa, geram insegurança e podem estar relacionados à dificuldade encontrada para manter o serviço. “Foram ditas uma série de falácias e isto gera insegurança no mercado. É natural que as instituições queiram esperar o que vai acontecer para fechar alguma parceria”, disse Silva.

Para ele, a rede dos Correios é um ativo valioso, que interessaria às instituições financeiras, não fosse a insegurança que se criou. Silva afirma que os Correios não conseguiram montar um plano para ganhar com sua rede, que poderia fortalecer financeiramente a instituição.

Os Correios iniciaram a prestação do serviço de Banco Postal em 2002, em parceria com o Bradesco. Posteriormente, em 2011, o Banco do Brasil ganhou a licitação para tomar o lugar do Bradesco. Após o fim desse período, o contrato foi renovado por dois anos, evitando a descontinuidade do programa, mas já em bases menos rentáveis para os Correios.

Agora, o Banco do Brasil já não aceitava pagar qualquer outorga, embora quisesse manter a plataforma em alguns locais, marcadamente onde não há agências. A decisão dos Correios de descontinuar o serviço chegou a surpreender alguns integrantes do banco, que apostavam no novo modelo, sem exclusividade.

BB faz acordo de 3 meses com Correios para correspondente bancário

Acerto substitui o atual contrato do Banco Postal, que venceu em 15 de dezembro

Valor
17/12/19

O Banco do Brasil (BB) informou, por meio de fato relevante, que assinou um novo contrato temporário de prestação de serviço de correspondente bancário com os Correios, por um período de três meses, em substituição ao atual contrato do Banco Postal, que venceu no último dia 15.

Conforme adiantou o Valor, os Correios desistiram de operar o Banco Postal, serviço realizado em parceria com o Banco do Brasil (BB). O BB e os Correios já tinham anunciado que não haveria mais contrato de exclusividade, como o que vigorou nos últimos anos. As partes, porém, ainda negociavam as bases de uma renovação que permitisse o uso do balcão pelo BB, mas sem exclusividade. A empresa de postagens ainda buscava outros parceiros no setor privado, sem sucesso.

“Os Correios continuarão disponibilizando atendimento básico de saques, depósitos, consultas e recebimento de contas em parceria com o BB pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por igual período”, diz o documento.

De acordo com o BB, durante esse período, o banco buscará alternativas para “solucionar eventuais impactos aos usuários dos serviços disponibilizados pela rede do Banco Postal”.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias