Correios
03/12/2013
Empresa lança piloto de linha de envelopes biodegradáveis
Os Correios vão estabelecer metas e implantar novas ações para reduzir os impactos ambientais causados pela empresa, por meio de três frentes de atuação: gestão de resíduos sólidos, proteção de recursos naturais e redução da emissão de gás carbônico. As iniciativas serão anunciadas nesta quarta-feira (4), quando ocorre o lançamento do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios, na sede da estatal, em Brasília (DF), com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. No evento, será lançado o piloto de uma linha de envelopes 100% biodegradáveis — extraídos do milho, que estarão disponíveis nas agências do Paraná.
Primeira empresa do setor postal latino-americano a participar do Sistema de Monitoramento e Mensuração Ambiental da International Post Corporation (IPC), os Correios têm entre seus compromissos reduzir em 20% a emissão de carbono gerada por suas atividades até 2020. Ainda no que se refere à redução de gases poluentes, a empresa vem testando veículos alternativos, entre eles motos e carros elétricos, além de veículos de calçadão.
Quanto à gestão de resíduos sólidos, a empresa irá fortalecer e ampliar o EcoPostal — programa que nos últimos três anos gerou renda para mais de 5 mil pessoas, com a destinação de uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso a entidades sem fins lucrativos, que os transformam em produtos artesanais —, e a Coleta Seletiva Solidária, em que resíduos recicláveis descartados são destinados a associações de catadores. Nos últimos três anos, essa ação evitou a derrubada de aproximadamente 155 mil árvores, o equivalente a 124 campos de futebol ou três parques ecológicos de pequeno porte. A reciclagem desses materiais representa uma economia de mais de 77 milhões de litros de água, volume líquido de 31 piscinas olímpicas.
Ainda visando à proteção dos recursos naturais, a empresa vem ampliando a oferta de produtos e serviços ecoeficientes e digitais, de forma a reduzir a necessidade de transporte físico de objetos postais e incentivar o consumo consciente.