Correios informam que não há como cumprir prazos de entrega. Todos os serviços estão comprometidos
Extra
29/05/18
Os Correios informaram, nesta segunda-feira, que não há como cumprir os prazos de entrega dos objetos postais por conta da paralisação dos caminhoneiros em todo o país. A empresa, no entanto, não informou quanto tempo será necessário para regularizar os serviços, após o fim do movimento. Nesta terça-feira, a população já sente os efeitos da desmobilização da greve.
Ainda de acordo com a empresa, estão comprometidas as entregas das modalidades de serviço internacional, Sedex, PAC, malote, carta, FAC, impresso, mala direta, Correios Entrega Direta, remessas econômica/expressa, telegrama nacional e carta nacional via internet.
PGR recorre contra habeas de Gilmar a operador do MDB no Senado
ESTADÃO
28/5/18
Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirma que a liberdade de Milton Lyra traz ‘um risco atual e iminente à garantia da ordem pública’; em pedido, ainda requer a cassação das liminares concedidas a outros quatro investigados na Operação Rizoma, que mira fraudes em fundos de pensão Rafael Moraes Moura e Amanda Pupo.
A procuradora-geral da República Raquel Dodge recorreu contra decisão do ministro do STF Gilmar Mendes que pôs na rua Milton Lyra, apontado como Operador do MDB no Senado, e outros quatro alvos da Operação Rizoma, que mira fraudes em fundos de pensão.
Para Raquel, solto, Milton Lyra ‘traz um risco atual e iminente à garantia da ordem pública, da ordem econômica, da conveniência da instrução criminal e da aplicação da lei penal’.
“Isso porque, conforme bem afirmado acima, as investigações ainda estão em andamento, inclusa a instrução processual, e há indícios de que os atos de lavagem ainda estão em curso”, argumenta.
Segundo a procuradora-geral, ‘Milton e os demais investigado da supracitada Operação têm atuação no mercado financeiro e de câmbio, com pleno domínio de meios para ocultar o patrimônio obtido com o cometimento de crimes’.
“Em liberdade, Milton poderá realizar ampla movimentação do patrimônio ilícito, especialmente dos recursos que até o momento permanecem ocultos”, sustentou.
Solturas. Na quarta-feira, 15, Gilmar pôs nas ruas Milton Lyra ao acolher liminarmente pedido de habeas corpus. Ele é apontado pela Polícia Federal como lobista do MDB em um bilionário esquema de fraudes com recursos de fundos de pensão Postalis, dos Correios, e no Serpros.
Em parecer enviado na sexta-feira, 11, ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia pedido a manutenção da prisão do empresário.
No entanto, para o ministro, apesar de os crimes serem ‘graves não apenas em abstrato, mas em concreto’, ‘são consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão’. “Teriam acontecido entre 2011 e 2016”.
Após a prisão de Lyra, as defesas de outros alvos entraram com pedidos de extensão. São eles: Marcelo Sereno, braço direito do ex-ministro José Dirceu na Casa Civil do governo Lula e ex-secretário nacional de Comunicação do PT, Ricardo Siqueira Rodrigues, Carlos Alberto Valadares Pereira, ambos representantes do Serpros, e Adeílson Ribeiro Teles, ex-chefe de gabinete dos Correios.
Sob os mesmos argumentos, o ministro mandou soltar os outros quatro. Desvios. A Rizoma, liderada pelo Ministério Público Federal (MPF), foi deflagrada contra suspeitos de
participar de um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina para gestores dos fundos de pensão dos Correios (Postalis) e do Serpro, empresa pública de tecnologia da informação (Serpros).
O MPF aponta que valores oriundos dos fundos de pensão eram enviados para empresas no exterior gerenciadas por um operador financeiro brasileiro. As remessas, apesar de aparentemente regulares, referiam-se a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes.
Greve dos caminhoneiros reduz à metade entrega dos Correios
Estadão
26 Maio 2018
A greve dos caminhoneiros fez com que caísse mais da metade o número de encomendas enviadas pelos Correios. Na segunda, 21, primeiro dia do ato, a empresa fez 1,2 milhão de entregas. Na quinta, o número de encomendas que chegaram ao destino final caiu para 531 mil. Os Correios pediram aos grandes clientes que reduzam a demanda para não acumular carga dentro dos depósitos da estatal e suspendam prazos de entrega. Os prejuízos financeiros ainda serão calculados, mas o presidente, Carlos Fortner, avalia que o caixa será afetado.
Made in… Nos centros de distribuição dos Correios estão armazenadas 200 mil encomendas que chegaram do exterior e só poderão ser entregues quando o fornecimento de combustível for normalizado.
Custo Brasil. Em reunião ontem, a direção da estatal decidiu reforçar a equipe quando a greve acabar para dar conta do estoque.
Vai que é tua. Senadores combinaram que caberá ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), apresentar emenda para retirar do projeto da reoneração da folha o “jabuti” colocado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que zerou o PIS/Cofins do combustível.
O desenvolvimento empresarial dos Correios
Blog Conselho Correios
23 de maio de 2018
Nas inúmeras vezes em que pudemos debater com nossos colegas alternativas de desenvolvimento empresarial envolvendo parceiras sempre procuramos explicar que tais iniciativas poderiam ser construídas com a lógica de agregar valor à organização. Isso significava dizer que na parceria nossa marca, nossa capilaridade, nossa logística e outros atributos pesariam na construção da parceria, teriam valor.
E assim foi feito com o Banco Postal, que injetou à época recursos importantes para a modernização da Empresa, especialmente para a construção de nossa rede de dados e de nosso sistema de automação. A Empresa entrou com sua infraestrutura de atendimento.
A mesma lógica poderia ser aplicada a outros novos negócios, distintos dos já operados em larga escala pela Empresa. Poderíamos, por exemplo, pensar em estabelecer parceria com um Operador Logístico, para prestar os serviços típicos desse trabalho, exceto o serviço de encomendas, que já é oferecido em larga escala pela Empresa. Poderíamos pensar em estabelecer parceria para impressão de correspondências, sem envolver a postagem dos objetos, que já faz parte de nosso negócio principal. Enfim, os movimentos seriam feitos para agregar e não para dividir o que a Empresa já tinha construído.
Na atualidade, constato que essa percepção de agregação de valor tem sido ignorada em estudos e mesmo em movimentos feitos pela Empresa e me preocupo com isso. Parece que há instâncias do Governo Federal que preferem pensar em fatiar a Empresa, para dividi-la com entes privados, o que me parece um caminho bem diferente do que vislumbrávamos lá atrás, além de perigoso, quando não se tem o cuidado de avaliar adequadamente o que será colocado pela Empresa na parceria.
Quanto vale, por exemplo, a liderança no serviço expresso brasileiro? Esse valor tem que estar bem estabelecido e ser cobrado de um hipotético parceiro que viesse a atuar em conjunto com os Correios na exploração do serviço de encomendas expressas. Imagino que esse valor alcance alguns bilhões de dólares. O parceiro selecionado deveria arcar com esse pagamento, em dinheiro, como ocorreu com o Banco Postal, ou com outros ativos devidamente avaliados e incorporados à sociedade.
Já no caso de novos serviços que venham a ser agregados ao que a Empresa já faz, a questão da valorização da participação poderia ser estabelecida a partir de um processo de seleção, que permitisse escolher o parceiro que oferecesse a melhor oferta para se associar à Empresa na empreitada, em condições previamente estabelecidas e conhecidas. Nesse caso, poderia não haver pagamento inicial desde que a vantagem para a Empresa estivesse contida na melhor condição comercial na relação que seria então estabelecida. Esse modelo foi usado na modelagem do Correios Celular e na seleção do parceiro.
Em qualquer caso, as parcerias a serem estabelecidas com os Correios ou com qualquer estatal precisam estar bem claramente construídas e explicadas, assim como devidamente alinhadas ao planejamento estratégico da Empresa. Não podem surgir para acomodar interesses do governo ou do partido que controla a Empresa no momento. E nem atropelar leis e normas para favorecer quem quer que seja.
Bem construídas, sem vícios ou direcionamentos, as parcerias comerciais são um caminho importante para as estatais se modernizarem e ampliarem os serviços oferecidos aos brasileiros.
http://conselhocorreios.blogspot.com/2018/05/o-desenvolvimento-empresarial-dos.html
Direção Nacional da ADCAP.