Rio Grande do Norte assina acordo com os Correios

Correios
19/09/2013

Na quarta-feira (18), o sindicato do Rio Grande do Norte assinou acordo com os Correios, aceitando a proposta da empresa. Assim, cinco sindicatos já fecharam acordo com a ECT, entre eles os dois maiores do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Os Correios oferecem reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%); reajuste de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.

Além disso, os Correios já asseguraram às representações sindicais que todos os atuais direitos dos trabalhadores em relação ao plano de saúde estão garantidos: manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados), cobertura de procedimentos, rede credenciada e percentual de compartilhamento. Não haverá nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados.

Conforme acordo já firmado com os sindicatos de SP, RJ, RO, RN e Bauru, a ECT assumiu o compromisso de ampliar a entrega matutina, hoje realizada em três Estados. Do último concurso, realizado em 2011, mais de 19 mil novos trabalhadores foram contratados até o momento e a ECT continua contratando normalmente, pois ainda há cadastro de aprovados na maior parte do Brasil, com validade até 2014. Os Correios já trabalham na realização do próximo concurso público.

Apesar de todo esforço da ECT para fechar um acordo com as entidades sindicais que deflagraram paralisação, não houve conciliação. Os Correios aguardam a definição de data do julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Serviços – Nesta quinta-feira (19), dois sindicatos aderiram à paralisação: Acre e Uberaba (MG), totalizando 30 sindicatos com paralisação deflagrada em 23 Estados por tempo indeterminado. Mesmo assim, o efetivo presente hoje em todo o País permaneceu estável: 92,95% dos empregados (116.244) estão trabalhando normalmente. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

A rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal — estão disponíveis – com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte e Bauru (SP), não há paralisação – o movimento foi encerrado na sexta-feira (13).

Para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências, a ECT continua aplicando medidas do seu Plano de Continuidade de Negócios. Entre as ações estão realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades.

Outras Notícias