Cliente reclama de horário reduzido, fila e aglomeração em agência dos Correios no Rio
Estatal informou que, no Rio de Janeiro, 98% do total de agências estão abertas e 277 painéis de acrílico nos guichês de atendimento.
G1
14/05/2020
Horários reduzidos, fila e aglomeração. Problemas que já seriam motivo para queixas, durante a pandemia de Covid-19 passaram a representar um risco. Por isso, a técnica de enfermagem Elaine Silva decidiu gravar vídeos mostrando a situação em uma agência dos Correios no Rio.
As imagens (veja acima) foram registradas na agência que fica na Rua Cuba, na Penha Circular, na Zona Norte. Elaine filmou dezenas de pessoas esperando para serem atendidas e folhas de papel afixadas na porta do estabelecimento informando sobre as alterações no serviço.
Na imagem feita da porta da agência, é informado: “prezados clientes, em função de contingência operacional, informamos que nas datas abaixo não estaremos realizando atendimento ao público: 08/05; 12/05; 14;05; 18/05; 20/05; 22/05; 26/05 e 28/05”.
“Mais um serviço ineficiente. Isso é um absurdo, gente. Olha a aglomeração. Uma fila, os Correios não estão abrindo todos os dias. Num momento em que as pessoas estão precisando que as entregas sejam feitas nas suas casas, pra que a gente não saia de casa. Olha o tamanho da fila, gente…”, complementa Elaine, em outro trecho.
Outro problema sinalizado pela profissional é o desrespeito à distância mínima na fila.
“As pessoas não mantêm a distância. Isso é uma falta de respeito dos Correios com a gente. Um serviço que é pago. As pessoas perdem o seu dia de trabalho aqui”, desabafou.
Questionado pelo G1, os Correios informaram que tem adotado “sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores”. A estatal confirmou mudanças no Centro de Distribuição Olaria, na Zona Norte, acrescentando que o atendimento “está acontecendo em dias alternados”.
Nesse período de pandemia, empresa acrescentou que “está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada e assumiu que “algumas unidades podem sofrer alterações no funcionamento”.
Íntegra da nota dos Correios
“Os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. Dessa forma, a empresa vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.
A rotina de entregas e o atendimento nas agências estão ocorrendo em todo o país, seguindo as medidas de segurança adotadas. No Rio de Janeiro, 98% do total de agências estão abertas ao público. Há disponibilização de álcool em gel e máscaras aos empregados e foram instalados 277 painéis de acrílico para os guichês de atendimento. Também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados.
Ainda na área de atendimento, há o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.
Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada. Devido às medidas preventivas adotadas, contingencialmente algumas unidades podem sofrer alterações no funcionamento. O atendimento ao público para a entrega de encomendas no Centro de Distribuição Olaria está acontecendo em dias alternados, das 13h às 17h.
As orientações da empresa relacionadas ao afastamento de empregados em casos suspeitos de COVID-19 permanecem válidas. Ocorrendo a suspeita de contaminação da COVID 19 entre os empregados, a empresa providencia ações de higienização e desinfecção em todo o ambiente da unidade, e o afastamento das pessoas com suspeita de contaminação.
A estatal está acompanhando a situação de saúde dos empregados, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.
A empresa lamenta eventuais transtornos e reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades. Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php“
Correios: buscas por encomendas geram longas filas em agências e centros de distribuição
Extra
14/05/2020
As buscas de comerciantes e empreendedores por encomendas têm gerado aglomerações em agências e centros de distribuição dos Correios no Rio de Janeiro. Apesar da empresa afirmar que está seguindo a determinação da Presidência da República que define os serviços postais como essenciais e garantir que a rotina segue, as filas em suas unidades presenciais têm sido longas.
A empresa informou que tem realizado a tentativa de entrega nos estabelecimentos comercias, porém, quando não há êxito, as encomendas são encaminhadas e armazenadas para retirada nas unidades próximas aos endereços de destino.
Para saber a qual agência ou centro de distribuição a encomenda foi destinada, os clientes podem consultar o Sistema de Rastreamento de Objetos disponível na página e no aplicativo dos Correios. A pesquisa também pode ser feita em atendimento via chat e pelo “Fale conosco”.
A empresa também oferece atendimento ao público pela central de atendimento, nos telefones 3003-0100 (ligações de telefone móvel); 0800-725-0100 e 0800-725-7282 (ligações de telefone fixo); e 0800-725-0898 (deficiente auditivo).
De acordo com a empresa, as filas em suas unidade0s físicas têm sido organizadas de modo a manter a distância recomendada entre os clientes.
Leia a nota enviada pelos Correios, na íntegra
“Os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. Nesse contexto, a empresa vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.
A rotina de entregas e o atendimento nas agências estão ocorrendo em todo o país, seguindo as medidas de segurança adotadas. Há disponibilização de álcool em gel e máscaras aos empregados e foram instalados painéis de acrílico para os guichês de atendimento. Também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados.
Ainda na área de atendimento, há o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos. Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada Devido às medidas preventivas implementadas, contingencialmente algumas unidades podem sofrer alterações no funcionamento.
as entregas, também está suspensa a assinatura dos clientes – o recebimento de encomendas é confirmado por meio de dados e foto do recebedor. Quando alguma entrega não têm êxito, para garantir o recebimento, a encomenda é redirecionada para retirada interna em unidades próximas ao endereço de destino. Para saber a qual agência ou centro de distribuição a encomenda foi destinada, os clientes podem consultar o Sistema de Rastreamento de Objetos, disponível na página e no app dos Correios. A consulta também pode ser feita em atendimento via chat e pelo Fale Conosco.
A empresa lamenta eventuais transtornos e reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades. Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site”.
Atrasos nos Correios causam transtornos para brasileiros
Pleno News
14/05/2020
Os Correios foram um dos serviços públicos que mais receberam reclamações de clientes no último mês. O portal Reclame Aqui, que concentra as críticas dos consumidores, registrou um aumento de denúncias de atraso de entregas e a avaliação do serviço caiu para 3,6 de 10 pontos.
Só em um mês a plataforma recebeu mais de mil reclamações por demora na entrega. O atraso é um dos reflexos das mudanças realizadas no funcionamento dos Correios.
Desde o dia 20 de março, a empresa adotou medidas de proteção aos funcionários que reduziram as entregas, como entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, afastamento imediato de funcionários com sintomas e do grupo de risco e redução do período de atendimento a clientes.
Mesmo assim, atrasos de mais de um mês, como relatados por clientes, parecem inaceitáveis. Os Correios, por meio de nota, justificaram-se pelo fato do contingente de entregas Sedex e PAC ter sido reduzido e que outros serviços foram suspensos.
– Em decorrência das medidas contra o coronavírus (Covid – 19) em vários países, não há como garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais (veja lista com os países que estão com os serviços afetados). Estão prejudicados tanto o encaminhamento como a distribuição pela diminuição ou mesmo falta de voos, diminuição da quantidade de empregados alocados nas atividades de distribuição de objetos postais e até mesmo suspensão da entrega. Com relação as importações, em alguns casos a carga está com encaminhamento comprometido desde a origem, e está sendo mantido o contato com os correios do exterior para otimizar os envios. Correios estão buscando soluções para manter os serviços em andamento, contudo faz-se necessário suspender ou restringir a aceitação de postagem para alguns destinos – declara o serviço.
ESTADOS PREJUDICADOS
As denúncias vêm de vários estados, como Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul, mas a maior concentração é de cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e a frequência das reclamações dessas regiões aumentou no mês de maio.
Abaixo, é possível entender melhor sobre a indenização por problemas nas entregas e o que fazer neste momento.
COMO FUNCIONAM AS INDENIZAÇÕES DOS CORREIOS
Os Correios indenizam o cliente pelo atraso ou avariações ao produto, seguindo uma tabela de valores que depende do tipo de serviço contratado.
É considerado atraso quando a entrega, primeira tentativa de entrega ou disponibilização da encomenda para retirada, tenha ocorrido após o prazo estabelecido para o serviço contratado.
INDENIZAÇÃO SUSPENSA NA PANDEMIA
Na pandemia do novo coronavírus, porém, o pagamento de indenizações foi suspenso.
– A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior – aponta nota da empresa.
CLIENTE PODE ACIONAR PROCON
O Procon dos estados e o Ministério Público estão sendo acionados e avaliando caso a caso os pedidos dos clientes por indenização. Os órgãos podem obrigar o serviço a ressarcimentos e multas. O importante é o cliente registrar uma reclamação logo que o prazo de entrega for expirado.
Na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, por exemplo, o Procon obrigou um Centro de Entrega de Encomendas a pagar uma multa de R$ 526 mil após ter sido alvo de diversas denúncias.
A Justiça também já obrigou os Correios a indenizarem os clientes individualmente em alguns casos apontados como graves, como o atraso na entrega de um documento necessário para a matrícula em faculdade, atraso na entrega de um anel de noivado e na entrega de medicamento essencial à saúde do destinatário.
Reanálise de negativa de procedimentos: saiba como acionar a Ouvidoria da Postal Saúde
Postal Saúde
Caso o beneficiário não fique satisfeito com o resultado de sua solicitação para realizar algum procedimento ou serviço de cobertura assistencial, é possível solicitar à Operadora uma revisão dessa primeira análise
A Ouvidoria da Postal Saúde atua como um órgão de acolhimento e mediação entre os beneficiários e a Operadora. Assim, em casos de negativa para realização de algum procedimento médico e odontológico referente à cobertura assistencial, o beneficiário poderá solicitar à Ouvidoria uma reanálise do seu pedido, conforme prevê a Resolução Normativa – RN 395/16 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo o próprio órgão regulador, o objetivo da norma é avançar na solução das falhas de mercado e atingir melhores resultados no que se refere, exclusivamente, ao atendimento assistencial dos beneficiários.
Confira a íntegra da matéria no site da Postal Saúde:
ttp://www.postalsaude.com.br/beneficiario/noticias/reanalise-de-negativa-de-procedimentos-saiba-como-acionar-a-ouvidoria-da-postal-saude
Postal Saúde lança por e-mail pesquisa de satisfação sobre a Central de Atendimento ao Beneficiário (0800)
Postal Saúde
A Postal Saúde vai realizar, a partir do dia 15/5, uma pesquisa adicional para avaliar a qualidade da Central de Atendimento ao Beneficiário (0800). O questionário será enviado por e-mail aos beneficiários que entrarem em contato com a Central para tirar dúvidas ou buscar alguma informação.
Esta é mais uma ferramenta para medir a forma com a qual os beneficiários são recepcionados quando procuram a Operadora para orientações.
Objetivo da pesquisa
A pesquisa de satisfação enviada por e-mail tem como objetivo criar um panorama de como é a recepção do beneficiário quando procura por atendimento, a fim de aprimorar as características que são positivas e, eventualmente, eliminar incorreções do processo.
É importante lembrar que, na sua avaliação, deve ser considerado exclusivamente o atendimento relativo à chamada realizada, para gerar dados confiáveis e que podem ajudar, de fato, em casos de necessidade.
Dados atualizados
Lembre-se de manter as suas informações cadastrais sempre atualizadas, para receber o e-mail e contribuir para a avaliação do atendimento oferecido pela Postal Saúde.
Importante: pesquisa NÃO solicita qualquer informação pessoal dos beneficiários. Se houver algum pedido desse tipo, fique atento se o remetente é realmente a Operadora.
Sua opinião é fundamental para a construção de um serviço de qualidade!
O comunicado foi publicado no site da Operadora:
http://www.postalsaude.com.br/credenciado/noticias/postal-saude-passa-a-disponibilizar-pesquisa-de-satisfacao-sobre-a-central-de-atendimento-ao-beneficiario-0800
Direção Nacional da ADCAP.