Adcap Net 15/03/2021 – A Controladoria-Geral da União apontou risco de “insustentabilidade financeira” dos Correios na gestão Bolsonaro – Veja mais!

Época
15/03/2021

A Controladoria-Geral da União apontou risco de “insustentabilidade financeira” dos Correios na gestão Bolsonaro.

A auditoria analisou as contas da estatal em 2019 e foi publicada na última sexta-feira, duas semanas após o governo enviar à Câmara o projeto que permite a privatização dos Correios.

Marcos César Alves Silva, vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), por outro lado, pontua que a estatal teve um lucro histórico em 2020 e não passa por dificuldades.

De acordo com a apuração da CGU, a empresa acumula “deterioração do saldo de caixa e aplicações financeiras”, e há “risco de insustentabilidade financeira”.

No ano passado, o saldo de caixa e aplicações financeiras sofreram uma queda de R$ 650 milhões, e a estatal precisou tomar medidas emergenciais para evitar o esgotamento dos recursos financeiros.

Ainda segundo o relatório, os Correios tiveram condutas fora das melhores práticas do mercado.

“As demonstrações financeiras revelam que a companhia permaneceu adotando, em 2019, procedimentos contábeis desalinhados das melhores práticas observadas nas normas contábeis e no mercado brasileiro, particularmente no reconhecimento de créditos tributários no ativo da empresa, e na seleção da taxa de juros de desconto das obrigações de benefício pós-emprego”.

Para Marcos César Alves Silva, vice-presidente da Adcap, contudo, os Correios vão “muito bem”.

“Os Correios estão muito bem. Foram três anos de lucro e terão um lucro de mais de R$ 1 bilhão em 2020, o maior da história, por causa das entregas na pandemia. Não há essa preocupação com a sustentabilidade da empresa, apesar de a direção ter de estar sempre atenta a essas recomendações da CGU, que já haviam sido feitas antes. Não é um desespero”, afirmou Silva.

Sobre o projeto de privatização dos Correios, Silva disse que Jair Bolsonaro “fez grande bobagem com suas declarações sobre a Petrobras e nos dias seguintes o pessoal pegou qualquer coisa para tentar acudir”.

“Nos dez maiores países do mundo o Correio é público. O projeto do governo é ridiculamente ruim e mal feito. É um texto do governo FHC requentado”, emendou.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias