Correios omite restrição de entrega em áreas de risco

Extra

28/08/2014

 

Um teste do EXTRA feito ontem, quarta-feira, no site do Correios, comprovou o que consumidores de alguns bairros da Zona Oeste do Rio já vinham relatando: a empresa não informa, antes da contratação do Sedex ou do PAC (encomenda econômica), que não faz a entrega em determinadas ruas, por considerá-las áreas de risco. Segundo o Procon-RJ, a atitude fere o direito à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

O EXTRA consultou cinco CEPs de endereços de leitores que não receberam as suas encomendas, após terem sido notificados de que os locais são considerados perigosos para os carteiros. Os endereços são: Avenida Ministro Ari Franco, Rua Morro da Garça e Estrada da Água Braca — todos em Bangu —, e Estrada São Pedro de Alcântara e Rua Marechal Marciano, ambas em Realengo. Na consulta, o site do Correios mostrou a mensagem de que “não há restrições de entrega para o trecho informado”, ou seja, informou que nesses locais a entrega é feita normalmente.

 

Um dos prejudicados pela falta de informação do Correios foi o analista administrativo Eduardo Cascardo, de 32 anos, que mora na Avenida Ari Franco, em Bangu.

 

— Eu curso graduação à distância. A faculdade me enviou livros, e eu terei que buscá-los, de carro, no galpão da empresa, em Campo Grande — reclamou.

 

Outro que foi afetado pela restrição foi o aposentado Dejair Barbosa, de 56 anos.

 

— Moro em Realengo e tive que pegar minha encomenda, uma máquina lava-jato, no galpão de Campo Grande — relatou.

 

O referido galpão fica na Avenida Brasil 40.331. É para lá que encomendas de várias ruas de Bangu, Realengo, Campo Grande, Magalhães Bastos, Guadalupe e Anchieta são enviadas e ficam à espera do comparecimento dos destinatários.

 

Em nota, o Correios afirmou que houve uma falha no site e que a empresa está averiguando, para solucioná-la.

 

Confira os testes feitos pelo EXTRA com os cinco CEPs:

 

http://extra.globo.com/noticias/economia/correios-omite-restricao-de-entrega-em-areas-de-risco-13750185.html

 

 

Na central de atendimento do Correios, por telefone, o EXTRA também tentou obter a informação de restrição dos endereços consultados, mas o menu não permitiu sequer que a reportagem falasse com um atendente. Confira o teste:

 

http://extra.globo.com/noticias/economia/correios-omite-restricao-de-entrega-em-areas-de-risco-13750185.html

 

 

Em nota, o Correios afirmou que “a inclusão do ‘falar com um de nossos atendentes’ no menu principal está em estudo para implantação”.

 

PROCESSO NO PROCON-RJ

 

Processo

 

No fim do mês passado, o Correios recebeu uma notificação do Procon-RJ, que instaurou um processo administrativo para que a empresa apresentasse os critérios usados para declarar uma região como área de risco.

 

Resposta

 

Na terça-feira passada, o Procon-RJ informou que o Correios respondeu que “as áreas de risco no Rio de Janeiro estão devidamente indicadas em seu site, e que algumas empresas que realizam e-comerce é que não estão indicando aos seus consumidores, no ato da compra, quais são esses locais de risco”. O teste do EXTRA, porém, mostrou o contrário.

 

Reunião

 

O Procon-RJ afirmou que vai marcar uma reunião com representantes do Correios para buscar uma solução para o problema.

Outras Notícias