Alagoas 24hhoras
29 de Janeiro de 2013
Os Correios em Alagoas irão realizar mais uma etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, que este ano chega a sua 42ª edição. O tema deste ano é: ‘Escreva uma carta para explicar por que a água é um recurso precioso’. As inscrições vão de 1º de fevereiro a 15 de março e devem ser feitas pela unidade de ensino – escolas públicas e particulares, que poderão escrever até duas redações cada, manuscritas por alunos até 15 anos de idade.
Um júri composto por empregados dos Correios escolherá as três melhores redações, que disputarão a etapa nacional e serão premiadas. Os alunos vencedores receberão tablet (1º colocado) e câmeras fotográficas digitais (2º e 3º colocados). Já as escolas serão agraciadas com um computador (1ª colocada) e impressoras multifuncionais (2ª e 3ª colocadas).
A carta que for primeira colocada no Brasil irá disputar a etapa internacional, concorrendo com redações escritas por estudantes de vários países. Essa fase do concurso fica a cargo da União Postal Universal, sediada em Berna, na Suíça. Por isso, as composições inscritas devem ser apresentadas em forma de carta internacional, de acordo com o modelo disponível no site dos Correios: www.correios.com.br (na aba Sobre os Correios, link Sustentabilidade > Vertente Social > Concurso de Redação de Cartas).
Além disso, as redações devem conter até 800 palavras e serem redigidas de próprio punho pelo estudante, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada disponibilizada no site dos Correios, onde também estão disponíveis a ficha de inscrição e o regulamento completo do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas.
Inscrições
Em Alagoas, as redações escolhidas pelas escolas e as fichas de inscrição devidamente preenchidas devem ser encaminhadas em envelope lacrado, com o endereço completo da escola, à Assessoria de Comunicação da Diretoria Regional dos Correios – Rua Antenor Gomes de Oliveira, 144, Farol – Maceió/AL, CEP: 57055-905. Não serão aceitas redações entregues pessoalmente fora do prazo ou com data de postagem posterior ao dia 15 de março. Através do telefone (82) 3216-7390, é possível tirar dúvidas e obter mais informações.