POSTALIS e PDIA

Prezado Associado,

 

Divulgamos, abaixo, carta enviada ao Sr. Presidente dos Correios,  Sr. Wagner Pinheiro, acerca do Postalis e suas implicações no PDIA.

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional. 
 

 

 

CT/ADCAP – 060/2014                          Brasília/DF, 11 de agosto de 2014.

 

 

Ao Senhor

WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA

Presidente da ECT

SBN QD. 1 BL. “A” 7º ANDAR/ALA SUL – ED. SEDE/ECT

70002-900     Brasília-DF

 

 

Senhor Presidente dos Correios,

 

 

A imprensa nos tem trazido diariamente notícias preocupantes a respeito do Postalis. Além disso, boatos sobre déficits gigantescos a serem cobertos com a participação paritária dos trabalhadores circulam na Empresa, com valores diferentes mas sempre bilionários.

 

Num momento em que inúmeros trabalhadores se preparam para deixar os correios no PDIA, acolhendo a proposta feita pela Empresa (apesar do aviltamento das verbas envolvidas), estas ocorrências preocupam a ADCAP, pois não sabemos o que informar a nossos associados sobre os potenciais impactos de descontos ou reduções nas complementações de aposentadorias e outros benefícios, já que cálculos preliminares de simples proporção entre o patrimônio do fundo e os valores mencionados como potenciais déficits apontam cifras acima de 20%.

 

Assim, solicitamos enfaticamente a V.Sa. que, antes de haver qualquer desligamento no PDIA, os trabalhadores sejam devidamente informados dos potenciais impactos que os déficits atuariais do Postalis em 2013 e 2014 poderão trazer para seus benefícios e contribuições, de forma que tenham todas as condições de tomar sua decisão sabendo do cenário que os espera alguns meses à frente. Importante considerar também o potencial efeito do RTSA ou saldamento, já que também circula a informação de que os trabalhadores terão que arcar com parte do valor respectivo.

 

Acreditamos que isso é o mínimo que a administração da Empresa precisa fazer neste momento, independentemente de outras providências necessárias no POSTALIS. Não fazê-lo será induzir a erro muitos trabalhadores num momento muito importante na vida de cada um. 

 

 

Maria Inês Capelli Fulginiti

Presidente em Exercício da ADCAP

 

Outras Notícias