Ações e questionamentos da ADCAP

Ações no TST
A ADCAP informa a seus associados que ajuizou duas ações , objetivando assegurar que o acordo coletivo traga condições isonômicas para todos os trabalhadores e solicitando liminar que impeça a Empresa a realizar desvio de função, obrigando os trabalhadores da área administrativa a atuar como atendentes, OTTs, motoristas, motorizados e carteiros. Nessa última ação, a liminar foi negada, mas já recorremos.

 

Além das duas ações propriamente ditas, o Presidente da ADCAP, em companhia de advogado da Associação, teve oportunidade de conversar, no dia 16/09, sobre o acordo coletivo com a assessoria do Ministro Ives Gandra, que presidirá a audiência de amanhã (25/09) à tarde, no TST.

 

Reposição da inflação
A ADCAP espera que neste ano prevaleça o bom senso e que todos os trabalhadores tenham seus salários recompostos no mínimo pelo índice de inflação do período. Afinal, perder pelo aumento generalizado nos preços (inflação) e também pela dissimulada redução indireta dos salários (proposta da ECT é degradante).

 

Discriminação
A prova cabal de que a discriminação contra milhares de trabalhadores é uma política deliberada da área de Gestão de Pessoas, que está corroendo os Correios, foi documentada no Primeira Hora distribuído na Diretoria de Goiás no último dia 15/09, cujo texto transcrevemos a seguir:

 

“Os ocupantes dos cargos de nível superior terão seu salário aumentado em percentuais abaixo do reajuste inflacionário. A este aspecto cabe ser evidenciado que os Correios, ao adotarem esta política de aumento salarial, vão ao encontro do modelo de valorizar ainda mais os trabalhadores da linha de frente, reconhecendo, assim, a importância dos profissionais envolvidos com a atividade-fim da empresa.”

 

Na verdade, a VIGEP prossegue na prática de enganar, pois nenhum trabalhador está sendo valorizado de fato e aqueles com mais tempo de casa estão sendo ainda mais penalizados, como mostraremos na nota que divulgaremos amanhã.

 

Muitas outras perguntas continuam sem resposta e precisam ser respondidas:

 

Cadê a PLR? Cadê o Concurso Público? Por que os trabalhadores estão sendo sacrificados com dobras constantes e horas-extras diárias, além de trabalhos nos finais de semana? Qual o impacto real nos salários depois do golpe da GIP no acordo passado?

 

A falta de resposta da Empresa tem sido a tônica.

 

 

No último dia 17, a ADCAP solicitou audiência com o Presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, para tentar contribuir para a solução do imbróglio criado pelo VIGEP com o reajuste salarial. No dia 22, a solicitação foi reforçada, por meio da divulgação de carta aberta devidamente protocolada na Presidência. Até hoje, não recebemos nenhuma resposta.

 

Se de um lado temos a incapacidade do VIGEP na lide com a força de trabalho da Empresa, de outro lado temos um Presidente que não se digna nem mesmo a responder uma solicitação de uma entidade que representa milhares de trabalhadores, preocupados com os rumos do acordo coletivo.

 

É lamentável! 

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias