Lojas Benoit – bons serviços com a parceria dos Correios em plena época de pandemia

49 anos de tradição de uma das maiores redes de varejo do país

Marcio Allemand (marcio.allemand@adcap.org.bbr)

BRASÍLIA – O que vocês vão ler agora é uma história de sucesso que começou em 1971, quando o empreendedor Antenor Valmor Benoit abriu, na localidade de Barra da Forqueta, em Arroio do Meio, Rio Grande do Sul, a Comercial de Máquinas Benoit. Naquela que viria a ser a primeira de uma rede de 250 lojas espalhadas nos três estados da Região Sul do país, o jovem Antenor Benoit, então com apenas 30 anos de idade, vendia, com ajuda de um único colaborador, máquinas e implementos agrícolas, tendo como clientes apenas moradores de Arroio do Meio e de municípios vizinhos.

Passados 49 anos, as Lojas Benoit são conhecidas como uma das maiores redes de varejo do país, com uma atuação muito forte nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje, além das 250 lojas, a empresa conta com mais de 3.700 colaboradores que estão distribuídos entre as lojas, o Centro Administrativo e os dois Centros de Distribuição: um em Lajeado/RS e outro em Araranguá/SC. Há apenas três anos começaram a vender on-line, seja pelo site (www.benoit.com.br) ou seja através de plataformas de market place como Mercado Livre, Submarino e Americanas.com.

– Começamos vendendo apenas pelo nosso site e pouco tempo depois entramos no mercado dos chamados market place e hoje o nosso cliente encontra nossos produtos em todas essas gigantes do e-commerce, o que nos garante aproximadamente 600 mil acessos por mês, explica o responsável pelo Departamento de e-Commerce das Lojas Benoit, Guilherme Kaufmann .

A parceria com os Correios surgiu logo no começo das vendas on-line. E é uma parceria que só vem aumentando desde então, pois os Correios acompanham o crescimento da empresa no mercado de vendas e são um aliado fundamental nesse processo. Guilherme conta que quando a pandemia começou foi um susto, que precisaram fechar todas as 250 lojas e que ninguém sabia o que seria do dia de amanhã. Ficou difícil até mesmo para se ter uma previsão de quanto seria o prejuízo.

– Mas vendo a situação de Santa Catarina, que aderiu ao isolamento social mais cedo, começamos a nos preparar do jeito que era possível naquele primeiro momento. Em paralelo, fomos estudando o mercado. Vimos que o e-commerce era a solução e que os Correios estariam a postos para nos ajudar a continuar vendendo e honrando a entrega dos nossos produtos.

Nos últimos dois meses, em plena pandemia, numa época em que as vendas já não são tão boas quanto no final do ano, as Lojas Benoit venderam mais do que venderam na última Black Friday. Guilherme revela que, se comparado ao mesmo período do ano passado, o volume de vendas aumentou 100% e que foi nesse momento que os parceiros acabaram se doando um pouco mais.

– Mesmo com as nossas lojas físicas fechadas, os Correios continuaram trabalhando e, quase que de imediato, se adequaram às novas normas de coleta. Essa pandemia veio fortalecer ainda mais a nossa parceria com os Correios, que se mostrou ser o nosso maior aliado, prestando um serviço de extrema importância. É uma parceria que não nos traz dificuldade alguma, muito pelo contrário. Se temos algum problema, resolvemos até mesmo por Whatsapp.

São os novos tempos.

Outras Notícias