Com a nova estrutura organizacional, implantada a partir de julho/2015, as Unidades Estratégicas de Negócio – UEN, VIPOS e VIENC viram-se diante o seguinte cenário:
Situação Problema: Queda na qualidade, perda de competitividade, aumento de reclamações e valores de indenizações e redução do market share de encomendas e no volume de negócios de mensagens, com reflexos negativos na receita de vendas.
Causas: Multifatoriais. Uma delas: desalinhamento do perfil de gestores operacionais ao novo contexto empresarial, de produção e de gestão de pessoas, com impacto direto nos resultados e na satisfação dos clientes e da sociedade.
Necessidade Identificada: Seleção de gestores mais alinhada ao valores organizacionais, estratégias do negócio e baseada em resultados.
Diante disso, profissionais da VIPOS e da VIENC desenvolveram – com base nas práticas de sucesso já adotadas para a força de vendas e também pelas vendas no varejo – o Modelo de Gestão da Carreira de Funções Operacionais que consiste em um conjunto integrado de mecanismos de designação e dispensa das funções, capacitação e desenvolvimento, avaliação de desempenho e reconhecimento dos gestores operacionais vinculados às respectivas Unidades de Negócios.
Em 10/05/2016 foi aprovado na REDIR-018/2016 de 10/05/2016 o Relatório/VIENC-005/2016 que trata das Regras dos Mecanismos de Provimento e Dispensa aplicáveis à Carreira de Funções Operacionais da e VIPOS e da VIENC.
O Modelo de Gestão foi amplamente divulgado na empresa por meio de Memorandos encaminhados às Vice-Presidências e Diretores Regionais, bem como nas publicações oficiais do Primeira Hora e Rede Gerentes ao público Geral.
Em julho/16 foi implantado a primeira etapa do Modelo – O Mecanismo de Provimento e Dispensa de Função, que consiste na habilitação automática dos gestores (e profissionais especializados) para concorrerem a uma função vaga da carreira operacional, observando-se a classificação, no Ranking de Resultados, da unidade operacional de sua lotação.
O Ranking de Resultados é composto de um conjunto de Indicadores relacionados à Satisfação do Cliente, Padronização do Processo e Qualidade Operacional, onde os Gestores são avaliados periodicamente e ao final do Ciclo (1 ano) são classificados como OURO, PRATA, BRONZE ou NÃO CLASSIFICADOS, definindo assim uma Gestão por Resultados.
A forma anterior de escolhas dos gestores, por indicação, não traduzia a valorização dos empregados por seus conhecimentos e competências e os resultados decorrentes da atuação das lideranças, notadamente operacionais, não garantia satisfatoriamente o cumprimento do compromisso de eficiência na prestação de serviços aos clientes. As regras existentes à época não valorizavam os resultados alcançados, nem estabeleciam uma política de consequências eficaz.
Entretanto, recentemente, um certo Vice-Presidente resolveu comandar o sepultamento do citado modelo. Pelo que se sabe, teria recebido a autorização para designar gestores operacionais, atribuição esta fora da sua competência, sobretudo em um determinado Estado que lhe é de interesse especial e pessoal e encontrou, no programa implantado, um óbice às suas pretensões. Assim, contando com a omissão de alguns Dirigentes da área de negócios, estaria sendo levado à REDIR o cancelamento do referido Programa.
Portanto, enquanto o Presidente da ECT manifesta o seu discurso no sentido de que a sua gestão será orientada para resultados e que todos os gestores da Empresa devem ter compromissos com as metas estabelecidas, as práticas adotadas caminham justamente no sentido contrário.
Somem-se a isso a aprovação sequenciada de prorrogações da “flexibilização” dos requisitos mínimos para acesso às funções técnicas e gerenciais e, mais recentemente, a prorrogação da medida “transitória” de designação “interina” de empregados para as funções de Assistente Comercial I, II, III e Gerente de Contas Especais, sem a abertura de recrutamento interno.
Diante do exposto, a Diretoria Executiva da ADCAP Nacional já solicitou à sua Consultoria Jurídica a elaboração de um pedido de providências para os órgãos de controle, ao tempo em que manterá acompanhamento permanente da situação e das designações realizadas por esse lobo em pele de cordeiro.