ELEIÇÕES POSTALIS 2017 – ADCAP Entrevista EDGARD DE AGUIAR CORDEIRO

ADCAP Entrevista

Hoje o entrevistado é EDGARD DE AGUIAR CORDEIRO,
integrante do Conselho Fiscal da ADCAP, que concorre a uma das vagas
do Conselho Deliberativo do Postalis

ADCAP Entrevista: Inicialmente, conte-nos um pouco da sua história nos Correios e na ADCAP.

Edgard Cordeiro: Trabalhei por 43 anos nos Correios e, me desliguei dia 16/06/2017 pelo PDIA. Fui admitido em 1974 como Auxiliar de Serviços Postais e, atuei como Monitor, Supervisor, Técnico Postal e Analista de Correios Sênior. Enfrentei os recrutamentos internos – RI, que exigia estudo e dedicação e, para ter mais chances, estudávamos num trio de amigos e, todos conseguiram galgar novos cargos na Empresa. Exerci várias funções: Chefe de Setor de Correspondências Simples, Gerente de Centro Operacional – CO na DR SP, Gerente de REOP, Assessor Técnico Regional, Gerente de CTO e Gerente de CTCE na DR SPI. Estou na ADCAP desde 1995 e me desliguei um tempo e, ao notar a realização de um trabalho diferenciado e mais objetivo, me associei novamente e, hoje estou no Conselho Fiscal. Admiro a luta dos Dirigentes da ADCAP e dos associados na busca de melhorias para todos.

AE: Descreva a sua formação acadêmica.

EC: Sou formado em Direito pela Faculdade Integrada de Guarulhos/SP e, concluir o Curso foi uma grande luta, pois trabalhava nos Correios de São Paulo, onde gerenciava grandes Setores e, a Faculdade era distante. Também fiz o Curso de MBA na FUNDACE – USP Ribeirão Preto/SP, na Área de Administração e, foi outra grande vitória, já que era ministrado às sextas a noite e sábados em período integral. Atuei como Examinador da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, em modelos de gestão por 5 anos e, no MEG dos Correios – MEG desde o início.

AE: Como surgiu o seu interesse pela gestão do Postalis?

EC: Comecei a ficar incomodado com os resultados do Postalis, ao ter conhecimento de investimentos maus “explicados”, na Mesbla, Mappin, Banco Santos etc, que faliram e, pelo fato do rombo ter sido repassado aos participantes. A partir daí nos reunimos com outros participantes para questionarmos a Diretoria do Postalis e, conseguirmos a destituição de gestores que causaram grandes prejuízos ao nosso Fundo de pensão. Sou o autor da Petição Eletrônica que criou a CPI dos Fundos de Pensão e, que resultou em inúmeras medidas saneadoras nos fundos de previdências. Sou o criador da página Guardiões do Postalis no Facebook e, por meio de pressão, os resultados começam a aparecer e, se a gestão não é a que queremos, ao menos os maus gestores foram colocados para fora do Postalis.

AE: Por que se candidatou ao Conselho Deliberativo do Postalis?

EC: A minha candidatura foi um consenso entre amigos que atuavam na busca de melhorias no Postalis. Discutimos nomes e, chegamos ao meu e, que seria um candidato que representaria os demais, pois já atuava nas causas há muito tempo e, sendo eleito, teríamos uma representatividade formal e, poderíamos falar oficialmente em nome dos participantes.

AE: Quais são as suas propostas para a atuação no Conselho Deliberativo caso seja eleito.

EC: Eu tenho um conjunto de 10 Medidas que estou defendendo e, sei que algumas são polêmicas, mas acredito na viabilidade delas.

1) Lutarei para que todos que deram prejuízos ao Postalis, respondam por seus atos e, sejam processados com Ação Regressiva.
2) Trabalharei para a redução das contribuições extras, inclusive a nova de 2,73%, pois somadas com os 9% dos aposentados, atingiríamos 29,65%, o que é injusto.
3) Proporei redução na contribuição dos aposentados que hoje está em 9%.
4) Lutarei para que a ECT volte a pagar a RTSA, pois foi a Empresa que fez o saldamento do Plano BD.
5) Não aprovarei indicações de pessoas de fora dos Correios para ocuparem cargos no Postalis.
6) Proporei redução do salário do Presidente do Postalis, hoje R$ 40.632,85 e, reavaliação da ajuda de custo para os Membros dos Conselhos em R$ 3.860,02.
7) Não aprovarei alterações nos planos de benefícios do POSTALIS que causem prejuízos aos ativos e aposentados.
8) Lutarei para o aumento dos limites de empréstimos hoje em 15%.
9) Proporei o enxugamento dos gastos administrativos do POSTALIS.
10) Proporei novos quesitos para contratação de Gestores dos Investimentos dos recursos do Postalis. E, meios para que os participantes possam escolher onde investir o dinheiro da sua reserva, como é a tendência nos demais Fundos de pensão.

AE: Por que se considera apto a exercer o cargo de Conselheiro no Postalis?

EC: Trabalhei por 43 anos nos Correios, exerci inúmeras funções gerenciais, tenho iniciativa, vontade, honestidade e sede de aprendizado e, de assumir novos desafios. Colocarei a experiência que adquiri a disposição do Postalis para buscarmos melhores resultados. Acredito em trabalho honesto e, em conjunto com outras pessoas que pensam da mesma forma.

AE: De forma geral, como você enxerga a atual composição dos órgãos colegiados do Postalis?

EC: Alguns tem boa atuação, mas a maioria dos Membros não me representa e nem aos participantes, pois são indicações políticas e isto tem sido o grande mau que ronda o nosso Postalis há anos. É preciso acabar com o voto minerva que é perverso, pois gera desequilíbrio nas votações em favor do Postalis. É chegada a hora de termos um novo modelo de Gestão no NOSSO Fundo de pensão e, que seja voltada para bons resultados e respeito aos direitos dos participantes.

AE: Qual a sua mensagem para os participantes e assistidos do Postalis?

EC: Escolham os candidatos que tenham uma história de vida, que seja honesto, dedicado, corajoso e que possa aplicar estes valores no Postalis. É preciso eleger pessoas sérias, que possam iniciar um novo ciclo de gestão no nosso Fundo de pensão. Não dá mais para pagar contribuição a vida toda e, no momento em que deveria usufruir de benefícios, ter que pagar contribuição extra, só porque alguém não “aplicou bem o dinheiro”. Escute os candidatos, mas na hora de escolher em quem votar, faça isto você mesmo.

Peço seu voto e o seu apoio junto aos demais amigos de sua Unidade e, dos aposentados que conheça: Vote: Edgard Cordeiro e França – Chapa 33 para a vaga 1 no Conselho Deliberativo.

Eu apoio os candidatos:
Heyder Barbosa e Caio Félix – Chapa 34 para a vaga 2 no Conselho Deliberativo
Maurício Lorenzo e Fábio Conde – Chapa 30 para o Conselho Fiscal
Marcos Sant’Aguida – Chapa 17 para Diretor de Benefícios

Venha comigo nessa luta, que JUNTOS PODEMOS MAIS lá no Postalis.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias