Correios – uma estatal dependente do Tesouro Nacional?

tesouro-nacional

O tema deste News provavelmente não está dentre as prioridades de preocupações da maioria dos trabalhadores dos Correios. Possivelmente, muitos estão preocupados com os temas mais urgentes: Acordo coletivo injusto para muitos e incompreensível para a maioria, déficit do Postalis, inoperância do Postal Saúde, deficiências na qualidade operacional, reclamações crescentes por parte dos clientes, clima organizacional deteriorado pela falta de perspectiva de desenvolvimento na carreira, ausência de credibilidade das lideranças e muitos outros.

Mas a grave situação econômica da Empresa será, em breve, o tema central de preocupação de todos. Neste sentido, na busca de possíveis soluções, alguns falam em processo de privatização, de venda de parte da Empresa, de busca de capital junto ao Tesouro Nacional ou empréstimos junto ao mercado financeiro.

Mas o caminho mais evidente que se prenuncia é a transformação dos Correios de uma estatal independente em uma estatal dependente do Tesouro Nacional. E isso é muito grave!

Inicialmente, necessário se faz compreender o que é uma estatal dependente do Tesouro Nacional: o orçamento da Empresa passa a integrar o Orçamento da União, inclusive para pagamento de pessoal e fornecedores e o resultado disso é o que conhecemos na maioria dos prestadores de serviços públicos dependentes do orçamento da União: ineficiência.

No nosso caso, implicará falta de combustível para veículos, paralisação de fornecedores em serviços de limpeza, vigilância, transportes e, por fim, atraso de salários e benefícios.

Se você têm dúvidas sobre esse tema, converse com seu chefe ou colega e pergunte o que ele acha dessa possibilidade. E o que ele está fazendo para mudar o rumo da história, para que isso não venha ocorrer.

Outras Notícias