Correios – 50 anos

Correios – 50 anos

Há cinquenta anos, o governo brasileiro tomou uma decisão que seria fundamental para que o país viesse a contar, nos anos seguintes, com um bom serviço postal.

A criação da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possibilitou que uma série de iniciativas fossem adotadas para deixar no passado a imagem de serviço público antiquado e deficiente então atribuída ao antigo DCT – Departamento de Correios e Telégrafos.

Na sua fase empresarial, os Correios se modernizaram, os mecanismos de seleção e de desenvolvimento de pessoas foram aprimorados, foi criada a Escola Superior de Administração Postal, para formar quadros qualificados na temática postal, assim como a Rede Postal Noturna, para integrar as principais cidades de um país continental.

Na sua vertente comercial, os Correios souberam desenvolver serviços para atender as necessidades dos clientes, que iam além da chamada área de reserva – carta, telegrama e malotes, constituindo uma plataforma logística que foi fundamental para a decolagem do hoje pujante comércio eletrônico brasileiro.

A presença nacional dos Correios, com suas agências e sua rede de entregas, constitui um diferencial competitivo para o governo e para as empresas brasileiras que nem sempre é bem percebido, mas que está lá, pronto para levar mais Brasil a todos os brasileiros, nas mais remotas localidades. No Brasil, diferentemente do que ocorre em vários outros países, os serviços dos Correios não se restringem aos maiores centros urbanos, constituindo a maior plataforma pública de inclusão social à disposição de todos os brasileiros.

A história da Empresa, porém, não foi escrita apenas com glórias. Houve percalços no caminho, a maioria dos quais curiosamente originados do principal problema que motivou a criação da Empresa – as tentativas de captura e de aparelhamento político da organização. Com políticos comandando a empresa, os Correios, em alguns momentos de sua história, se afastaram de sua gênese, de seus principais valores, entre os quais se destaca a qualidade dos serviços. Felizmente, neste momento temos um quadro melhorado, com a retomada de medidas voltadas à profissionalização de gestão e os serviços em bons níveis de qualidade. A sombra maléfica da politização da gestão, porém, é um fantasma que permanece à espreita e que pode voltar a prejudicar os Correios e toda a administração pública brasileira se o Governo Federal não se mantiver alerta.

Nos próximos anos da vida da Empresa, os desafios a vencer serão imensos, indo desde a discussão sobre o próprio papel e tamanho do Estado até a questão do crescimento da concorrência, notadamente dos sucedâneos digitais para os serviços tradicionais dos Correios. A ADCAP espera que nossos líderes saibam demonstrar ao Governo Federal a importância e a relevância dos Correios para a população em geral, para as empresas e para o próprio governo. Além disso, será necessário que tenham o discernimento e a competência para conduzirem bem os Correios na transição para um mundo cada vez mais digitalizado e de informações e processos acelerados, muitos dos quais ocorrendo em tempo real.

Os Correios possuem um quadro de profissionais muito qualificado e dedicado, infraestrutura já consolidada, marcas respeitadas e bons serviços. Com uma boa liderança, que saiba valorizar esse legado, construído ao longo desses cinquenta anos de vida empresarial, os Correios continuarão a desempenhar um papel relevante para os brasileiros de todos os cantos do país.

Os trabalhadores dos Correios estarão a postos, para seguir construindo esta história de sucesso!

Parabéns aos Correios pelos 50 anos de vida empresarial!  

ADCAP
Associação dos Profissionais dos Correios

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