ADCAP PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO SOBRE O FECHAMENTO DE AGÊNCIAS NOS CORREIOS

ADCAP PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO SOBRE O FECHAMENTO DE AGÊNCIAS NOS CORREIOS

Diante da informação veiculada na imprensa de que os Correios iriam fechar mais de 500 agências, com uma possível demissão de mais de 5,3 mil empregados, a Comissão de Diretos Humanos e Legislação Participativa – CDH do Senado Federal promoveu, nesta data (17/05/2018) debate sobre o fechamento das agências e a demissão em massa de funcionários.

O debate contou com a participação Senadores, do Presidente dos Correios, de representações sindicais e de associações, tendo a ADCAP se feito presente pela grande importância que esse assunto se reveste, cujos reflexos sobre a sociedade, sobre os Correios e principalmente sobre os empregados que trabalham nas Unidades de atendimento.

O Presidente dos Correios fez uma apresentação do projeto e destacou que o assunto ainda está em estudo, em avaliação, e que o objetivo é readequar e modernizar o atendimento na área de abrangência das unidades inicialmente selecionadas.

Houve várias manifestações em defesa da manutenção das Unidades, inclusive de senadores, com apelos para que o assunto seja discutido com as representações sindicais e associativas, pela relevância social e econômica que o assunto se reveste, considerando inclusive que as receitas atuais seriam extintas e transferidas para AGFs mais próximas.

Foram efetivados vários questionamentos ao Presidente dos Correios, apesar de ter se manifestado a alguns comentários, se comprometeu a responde-las uma a uma, cujos principais assuntos destacamos a seguir:

  1. Procedência da informação de que o fechamento de 570 agências e a demissão de 5.300 trabalhadores concursados dos Correios já foi aprovada em reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração dos Correios.
  2. O fechamento das agências não foi discutido com a sociedade, em audiências públicas ou mesmo em reuniões informais, e recebeu tratamento SIGILOSO dentro dos Correios, não obstante a relevância do assunto.
  3. O fato de os Correios pagarem em 2017 mais de R$ 1,5 bilhão de comissão para franqueados enseja, que é melhor fechar agências franqueadas ao invés de agências próprias, onde o custo com comissão pra franqueadas poderia ser superior ao custo com agências próprias; etc.

No final ficou decidido pela CDHC, com a concordância dos Correios, a criação de uma comissão pelo Senado Federal para acompanhamento e avaliação do assunto, cuja comissão será composta pelas representações sindicais e associativas, com a participação da ADCAP Nacional.

A palavra do representante da ADCAP (Dir. de relações Funcionais – José Maria), pelo pouco tempo disponibilizado (4 min) visou não repetir o que foi falado pelas outras representantes, mas marcou a presença da ADCAP e sua luta em defesa dos Correios e de seus associados.

Veja a palavra do representante da ADCAP AQUI.

Assista o debate completo AQUI.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias