BNY MELLON – ADCAP participa do Congresso da UNI GLOBAL UNION nos EUA

ADCAP participa do Congresso da UNI GLOBAL UNION nos EUA, para cobrar os prejuízos que o BNY MELLON causou aos Participantes do Postalis

 

 

A ADCAP está participando do 6º Congresso da UNI GLOBAL UNION, que acontece na Filadélfia/EUA de 27 a 30 de agosto, por meio de seu Diretor Administrativo Financeiro Luiz Alberto e Edgard Cordeiro associado e Membro eleito pelos participantes do Conselho Deliberativo do Postalis.

A UNI GLOBAL UNION é uma entidade mundial, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores de 150 países e está apoiando a luta dos trabalhadores dos Correios do Brasil contra o BNY MELLON, para que o banco pague pelos prejuízos que causou aos participantes do Postalis, calculado em mais de 1,2 bilhões de dólares, equivalente à quase 6 bilhões de reais.

O primeiro evento ocorreu em 25/08/2023, quando a ADCAP, a FINDECT, FENTECT e FAACO, além dos representantes dos Correios e do Postalis puderam apresentar detalhes da atuação do BNY no Postalis, com o consequente prejuízo que cada participante está suportando, com pagamento de 18,81% de contribuição extra mensal, que será vitalícia + redução de benefícios e taxação de 75% no 13º.

Os representantes da ADCAP proferiram uma fala direcionada ao Presidente do BNY, para que honrasse a responsabilidade assumida quando assinou o contrato com o Instituto, em 2010, e passou a administrar fiduciariamente (confiança) os recursos do Postalis.

Contudo, as obrigações não foram cumpridas pelo BNY, o que o levou a ser apontado como o principal responsável por um mega déficit existente no Plano BD, pelas suspeitas de crimes diversos no relatório da CPI dos Fundos de Pensão e o subsequente apontamento feito pelo Ministério Público Federal tendo culminado, inclusive, com a prisão do ex-presidente do BNY Brasil em duas ocasiões.

Após os debates no dia 25/08, foram discutidas diversas medidas que serão implantadas em breve, para as quais a ADCAP solicita o acompanhamento de todos.

No dia 27/08/2023 os representantes da ADCAP abriram uma faixa durante o Congresso, com os dizeres em inglês “BNY MELLON: When will you refund the money to the workers of de Brazilian postal Service?,” que em tradução significa: “BNY MELLON: quando é que vão devolver o dinheiro aos trabalhadores dos Correios do Brasil?”, recebendo grande apoio dos presentes no evento.

Ainda nos EUA, no dia 01/09/2023 haverá um ato de protesto em Nova York, em frente à Sede do BNY Mellon, para que a insatisfação dos participantes do Postalis com a falta da solução pelo Banco ao déficit do Plano BD chegue à Presidência do  Banco.

Esta manifestação conta com o apoio do Sindicato local e a Federação dos Empregados dos Correios Americano e de sindicatos de várias categorias de diversos países presentes no Congresso da UNI.

Maiores detalhes sobre as falas dos Representantes da ADCAP, podem ser lidas no link a seguir: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Discurso-Edgard-e-Luiz-Alberto.pdf 

Acompanhem as próximas publicações da ADCAP sobre as medidas que serão adotadas junto ao BNY Mellon.

Não fique de fora desta discussão, que é de extrema importância a todos os Ecetistas.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias