Agência dos Correios deverá ter novo endereço até o final do mês

Jornal Agora
17-10-2012

A Diretoria Regional dos Correios do Rio Grande do Sul anunciou que o prédio que abrigará temporariamente a agência central dos Correios, atualmente sediada na rua General Neto, ao lado da praça Dr. Pio, está passando por reformas e deverá ser entregue até o final deste mês. O prédio onde funcionará a agência está situado na rua Marechal Floriano, 379, entre as ruas Andradas e Duque de Caxias, em frente à praça Xavier Ferreira. A obra está orçada em R$ 112.958,12 e a empresa responsável é a Link & Flores LTDA.

Prédio histórico

Segundo informação da Diretoria Regional dos Correios, o prédio histórico, ao lado da praça Dr. Pio, também será reformado e voltará a abrigar a unidade dos Correios. O processo de contratação do projeto de revitalização do local deve ocorrer no próximo ano, com probabilidade de execução das obras a partir de 2014. Correios e Ministério Público Federal estavam em negociação a respeito dessa ação, mas não foi firmado acordo.

Tratativas

Em março de 2010, a Diretoria Regional dos Correios do Rio Grande do Sul, anunciou que a estrutura do prédio histórico, inaugurado em 1945, não atendia mais as necessidades da empresa, que também não teria condições de arcar com a reforma do local. A partir daí, a Prefeitura Municipal, a Furg e o Ministério Público Federal (MPF) manifestaram interesse no prédio. Cogitou-se até a possibilidade de derrubar o prédio e transformar o local em praça pública, como fora antigamente.

No mês de agosto de 2011, o MPF esteve em tratativas com os Correios para revitalizar o prédio. A direção dos Correios, na época, manifestou interesse na proposta do MPF, que arcaria com o restauro do prédio e após a conclusão da obra, o espaço passaria a sediar a agência dos Correios e a Procuradoria da República. Também neste período foi alugado o prédio da Marechal Floriano para os Correios que iniciariam a revitalização no local assim que uma empresa manifestasse interesse na licitação da obra. Além da revitalização, o novo prédio necessitava de adaptações na estrutura elétrica e adequação dos móveis, segundo informação, na época, do diretor adjunto dos Correios no Rio Grande do Sul, José Francisco Nunes de Castro.

Outras Notícias