Adcap Net 24/11/2020 – Operação da PF no CTE Benfica – Veja mais!

PF investiga esquema de fraudes e de desvio de encomendas nos Correios

Operação Replicante estima que o valor desviado pode chegar a R$ 1 milhão

Polícia Federal
24/11/2020

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24/11) a Operação Replicante, que visa desarticular esquema de fraudes e de desvios de encomendas nos Correios, no Rio de Janeiro.

A ação de hoje conta com a participação de aproximadamente 50 policiais federais que cumprem nove mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal e estão sendo cumpridos nos bairros de Bento Ribeiro, Campinho, Coelho Neto, Engenho da Rainha, Madureira, Piedade e Tomás Coelho, além do próprio Centro de Distribuição dos Correios em Benfica.

As investigações, iniciadas em janeiro de 2019, e que contaram com apoio dos Correios, apontaram que funcionários do CTE Benfica, maior centro de distribuição de encomendas do Rio de Janeiro, selecionavam encomendas de alto valor, tais como celulares e eletrônicos em geral e as desviavam para terceiros.

O esquema criminoso envolvia a substituição de etiquetas verdadeiras – que continham os dados da entrega – por etiquetas falsas. O grupo usava números de postagens já utilizados para elaborar as falsas etiquetas para que empregados da empresa pudessem colocar tais membros como destinatários de encomendas pré-escolhidas dentro da unidade postal, fazendo com que as encomendas aparentemente desaparecessem do fluxo postal.

Dessa forma, os produtos eram direcionados para os membros da organização criminosa, que mantinham um grupo em um aplicativo de mensagem intitulado empresas e negócios, onde tratavam as fraudes e as vendas dos artigos desviados.No final, as encomendas eram entregues de forma normal pelos carteiros que, aparentemente, não participavam do esquema criminoso.

O valor total desviado pelo esquema criminoso pode chegar a R$ 1 milhão.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e peculato, além de outros que possam surgir no decorrer das investigações.

—————————————————–

Posição da ADCAP a respeito da operação da PF nos

Correios do RJ – CTE Benfica

Grandes empresas de logística estão constantemente expostas a riscos de eventuais desvios de objetos nos processos operacionais. Assim, vez por outra, temos ocorrências como a que aconteceu hoje no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios em Benfica ou há pouco mais de uma semana no Centro Logístico da Amazon em San Fernando de Henares, nos arredores de Madrid.

O crescimento do volume de objetos tratados nos centros logísticos traz desafios de controle significativos para as empresas que operam essas grandes plantas industriais e, por mais que se avance no uso de tecnologia e na melhoria dos processos, trabalhadores de má índole acabam encontrando ainda maneiras de burlar os controles e cometer delitos. Isso acontece no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos, em empresas públicas e privadas, ou seja, não é privilégio de ninguém.

Constatada a ocorrência, o que resta às companhias afetadas, sejam elas uma pequena operadora de entregas ou uma gigante multinacional, é revisar seus processos e investir na melhoria do controle. A polícia e a justiça se encarregam de cuidar dos criminosos.

 

Direção Nacional da ADCAP.

 

Outras Notícias