ADCAP DISCUTE SITUAÇÃO DO POSTALIS COM DIRETORIA DA ECT

ECT RECEBE ADCAP PARA DISCUTIR POSTALIS

Atendendo solicitação da ADCAP foi realizada, ontem,10 reunião com o Gabinete da Presidência da ECT e Postalis para discutir a situação do Instituto de Seguridade dos Correios.
Pela ECT, estavam presentes Adeilson Telles – Chefe do Gabinete do Presidente, Larry Medeiros de Almeida – VIGEP e Julio Vicente Lopes – Assessor VIGEP, pelo Postalis Antônio Carlos Conquista –Diretor Presidente, Roberto Macedo de Siqueira Filho – Diretor Administrativo, André Luiz Motta – Diretor de Seguridade. A convite da ADCAP também participaram da reunião os colegas Elias Cesário B. Junior e Ronaldo Ferreira Martins, representantes da FINDECT e o Conselheiro Marcos Cesar Alves Silva, além do Presidente do Núcleo de Brasília, Nésio Nani e o Diretor da ADCAP Nacional, José Maria.
Inicialmente, a Vice-Presidente da ADCAP, Maria Ines Capelli Fulginiti, manifestou a preocupação e angustia, dos associados e demais empregados, acerca da a atual situação do instituto. Necessidade de equacionamento de déficit de quase um bilhão de reais,  notícias na imprensa dando conta de  perdas, rombos, baixa rentabilidade do fundo  geraram um forte sentimento de descrença e desconfiança quanto a real condição do Postalis e o futuro dos participantes. Diante disto,  a ADCAP vem adotando ações no sentido de buscar esclarecimentos concretos e objetivos que possam traduzir esta situação e impedir que se torne ainda mais danosa, sendo, essa reunião, um possível caminho, cabendo à Empresa, a condição de analisar e adotar a pauta de sugestões apresentadas pela Associação, entregue formalmente Para a ECT, e abaixo reproduzida.
a) Contrato de Desempenho de Gestão, entre a ECT e POSTALIS, por meio do qual a direção do Instituto se comprometa a atingir as metas atuariais com avaliação anual de desempenho e, caso não as atinja, a patrocinadora substituiria toda a direção executiva. (Clique no link a seguir e veja o contrato:
http://www.adcap.org.br/arquivos/x-xwxldzgitp_contrato_de_desempenho_de_gestao_postalis.pdf
b) instalação de Comissão de Auditoria Paritária – POSTALIS, ECT, ADCAP, FINDECT e FENTECT – para avaliar as causas dos prejuízos e indicar as responsabilidades das direções atuais e passadas e as medidas de correção estruturais;
c) Melhor Governança, com efetiva paridade na gestão do Conselho Deliberativo, eliminando-se o uso do voto de qualidade (Minerva) do Presidente do CD, indicado pela ECT (patrocinadora);
d) Maior Transparência na Gestão do Instituto, com a publicação sistemática de informações completas e claras sobre o real desempenho dos investimentos e sobre onde o nosso dinheiro está sendo investido;
e) Gestão Técnica do Instituto, com Diretores e Gerentes experientes e habilitados para exercerem adequadamente as respectivas funções, portanto, sem indicações políticas para essas posições, como tem sido sistematicamente feito.
A ADCAP aguarda posicionamento da ADCAP sobre as propostas apresentadas, independente da próxima reunião, já agendada para o próximo dia 07/08/13. Comunicou, também, que continuará dando seguimento as ações já planejadas na campanha DIGA SIM AO FUTURO DO POSTALIS.

HOJE a manifestação será às 12 horas, em frente ao Edifício Sede dos Correios, em Brasília.

 

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.

Outras Notícias