A ADCAP participou de matéria jornalística onde foi questionada sobre a extensão do PDV promovido pelos Correios como medida para recuperação financeira. Sobre esse tema o presidente da ADCAP informou que entende ser importante programas de renovação do quadro de colaboradores, mas que além de medidas para redução de gastos, é necessário divulgar, com clareza o planejamento e iniciativas de modernização dos Correios para que os colaboradores tenham confiança no futuro da Empresa.
A ADCAP enfatizou que, considerando a divulgação dos resultados do balanço de 2024, com prejuízo de mais 2,6 bilhões os trabalhadores estão inseguros e apreensivos com relação ao futuro dos Correios e dos empregos.
Quanto aos resultados de prejuízos acumulados nos últimos anos, apesar de reconhecer a perda de eficiência pelos baixos investimentos dos últimos anos, a ADCAP chamou a atenção para que não se pode limitar o entendimento de que isso se deve, exclusivamente, a esses fatores ou a redução da remessa de correspondências, que fatores ligados a ineficiência do planejamento e implementação de medidas de melhoria dos negócios e de produtividade são razões relevantes e influentes para os números apresentados.
A ADCAP tem insistido que é preciso adotar medidas emergenciais para resolver o problema de fluxo de caixa dos Correios. Para tanto, há necessidade de posicionamento político do Governo Federal no sentido de capitalizar a empresa com recursos substanciais para sua modernização, seja via aporte direto como acionista único ou via recursos inclusos no orçamento da União.
A literatura registra que todos os grandes Correios do mundo passaram por esse momento de transição e a maioria superou esse estágio utilizando seus ativos imobiliários e ativos intangíveis para financiar essa modernização e hoje são empresas competitivas e lucrativas nos mercados em que atuam.
Na entrevista realizada, e que por questões de edição não foi apresentada, a ADCAP esclareceu que acredita no futuro promissor para os Correios pois ele atua em segmento da economia em forte expansão. O sucesso dos Correios depende de investimento expressivo em novas tecnologias, que pode ser feito por seu acionista ou por parceiros privados.
Entretanto, para que esses investimentos sejam realizados há necessidade de o Governo Federal reconhecer e acreditar nas lideranças da empresa e na capacidade de implementá-las, bem como dessas lideranças levarem ao mercado projetos de negócios, consistentes, que garantam retornos para os investimentos.
Os trabalhadores dos Correios têm dado seguidamente sua cota de contribuição, com grande sacrifício em suas vidas. A ADCAP espera que mais uma vez não sejam os únicos a pagar uma pesada conta.
➡️ Assista a matéria na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=w4f4qVdtCu4