ACORDO COLETIVO – VISÃO DA ADCAP

O Acordo Coletivo de Trabalho deste ano, para variar, foi transformado em Dissídio Coletivo, por iniciativa da Empresa, que, mais uma vez, por incompetência da área de gestão de pessoas, terceirizou a negociação para o TST.

 

Mesmo não participando das mesas de negociação, por deliberação da Empresa, a ADCAP tem atuado junto às representações, autoridades políticas e jurídicas, no sentido de defender os direitos de todos os trabalhadores dos Correios.

 

Em resumo, com relação à correção salarial, a ADCAP defende a recuperação do poder de compra dos salários, corroídos pela inflação do período, ou seja, reajuste de 9,5 %, assegurando-se um valor mínimo de R$ 200,00, que significará aumento real para as faixas salariais iniciais.

 

A ADCAP entende que a Empresa tem condições de assumir esta proposta, que é mais justa e transparente para os trabalhadores.

 

Como a direção da Empresa argumenta passar por dificuldades, a ADCAP sugere algumas atitudes que podem ser adotadas imediatamente, para minimizar o impacto do acordo coletivo:

 

ü  extinção de todos os cargos de assessores especiais e devolução aos órgãos de origem do pessoal cedido para os Correios;

ü  redução drástica dos patrocínios, propaganda e publicidade;

ü  reajustamento imediato das tarifas postais, engessadas desde o período eleitoral;

ü  dispensar os dirigentes e conselheiros da CorreiosPAR;

ü  extinção das mordomias – aluguel de carros de representação, viagens internacionais, participação em Congressos;

ü  eliminação de consultorias externas milionárias;

ü  redução dos salários da Diretoria em, no mínimo, 30%.

 

Além dessas medidas, é necessária atenção com “cascas de banana” colocadas no acordo que representem possibilidade de redução dos benefícios históricos conquistados pelos empregados, como o plano de saúde.

 

Também são urgentes mudanças na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas, com substituição do titular, que tem demonstrado ser inábil até para realizar concurso público, bem como para promover a verdadeira valorização de todo o quadro de pessoal da ECT.

  

Direção da ADCAP Nacional.

Outras Notícias