Correios
18/10/2013
Três ações implementadas pelos Correios foram classificadas no 1° Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União entre as 10 experiências mais significativas do Governo Federal nas áreas de Aprimoramento dos Controles Internos Administrativos e de Promoção da Transparência.
Com a publicação do novo Estatuto Social dos Correios e a sanção da Lei 12.490, em 2011, a ECT passou a adotar práticas mais modernas de gestão corporativa e transparência, além de estar aprimorando seus sistemas de controle.
Os projetos Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos, Pesquisa de Cliente Misterioso e Audiência Pública estão entre as experiências selecionadas e seguem agora para a terceira fase do concurso, de avaliação in loco. Ainda serão realizadas as etapas de julgamento e premiação.
No total, o concurso da CGU recebeu a inscrição de 47 ações que têm permitido uma gestão mais eficaz, eficiente e aderente aos princípios da Administração Pública. A divulgação do resultado está prevista para o dia 18 de novembro e a cerimônia de premiação para o mês de dezembro.
Além da seleção de suas iniciativas no concurso, os Correios também obtiveram, no final de setembro, parecer da CGU apontando a regularidade dos atos de gestão relativos a 2012, no processo de auditoria anual de contas.
Sobre as ações
Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos – responsável pela adequação, automatização e padronização de processos, procedimentos e documentos fundamental para a redução e até eliminação de riscos e desconformidades na contratação e na gestão dos contratos de itens estocáveis.
Pesquisa de Cliente Misterioso – realizada anualmente no Paraná. Um pesquisador se faz passar por cliente e visita todas as agências próprias, avaliando diversos quesitos do atendimento recebido.
Audiência Pública – procedimento que antecede as licitações para proporcionar a divulgação das diretrizes básicas do objeto a ser licitado, promover o seu debate, assegurar a transparência e o controle da sociedade sobre a atividade administrativa.