Sessão Solene na AL comemora os 350 anos dos Correios

 

Campo Grande News
15/04/2013

As atividades na Assembleia Legislativa iniciam nesta segunda-feira (15) às 19h, no plenário Júlio Maia, com a sessão solene em comemoração aos 350 anos da criação dos Correios. Ainda esta semana serão realizadas mais duas sessões solenes: a comemoração do Dia do Exército e a entrega de Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao contra-almirante Márcio Ferreira de Mello.

Proposta pelo deputado Cabo Almi (PT), as homenagens aos Correios abrangem as seguintes categorias: equipes destaques, funcionários mais antigos, carteiro motorizado, responsabilidade social, filatelia e especial. No total, 19 pessoas serão condecoradas com troféus.

O marco da institucionalização dos serviços postais regulares no País deu-se em 25 de janeiro de 1663, quando a Coroa Portuguesa estendeu a jurisdição do Correio-Mor de Portugal para a América, nomeando o alferes João Cavaleiro Cardoso para o cargo de assistente de Correio-Mor na capitania do Rio de Janeiro. Desde então, os Correios passaram por inúmeras transformações, com a finalidade de promover a comunicação rápida e eficiente.

Em 1829, acontece a reforma postal, com o intuito de regular os Correios nas províncias do País. Outras inovações importantes foram adotadas, como o selo postal (1843) e o telégrafo elétrico (1852). No período Republicano, destaca-se, em 1931, a criação do Departamento de Correios e Telégrafos, que marca a união dos serviços postais e telegráficos, para acelerar as comunicações brasileiras. É nesse cenário que o desenvolvimento dos Correios passou a contar cada vez mais com transformações tecnológicas.

A partir de 1969, data da criação da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), que se passa a praticar uma nova política dos serviços postais. A ECT voltou-se à satisfação do cliente, visando celeridade, segurança e regularidade nas entregas de correspondências. Em 1971, houve o aumento do número de agências e postos de Correios.

Posteriormente, em 1982, a gama de serviços postais aumentou a partir da criação do Sedex, que rapidamente expandiu-se para atender as demandas de entrega em todas as localidades do Brasil.

No ano 2000, a ECT lançou o e-Sedex, voltado especificamente para atender as demandas do comércio eletrônico. Já em 2001, surgiu o Sedex 10, que oferece a possibilidade de entrega até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte. Foi instituído o Banco Postal para disponibilizar condições de acesso aos serviços básicos de natureza bancária, tanto nos grandes centros e suas periferias quanto nas localidades mais distantes do território brasileiro, contribuindo para promover a inclusão financeira e social de populações de baixa renda, reduzindo as desigualdades sociais.

“Os Correios contam, hoje, com mais de 117 mil colaboradores atuando nas áreas postal, comercial e administrativa. Sem dúvida, seu maior patrimônio são as pessoas. É uma empresa que busca integrar produtividade e qualidade de vida aos seus empregados”, destaca Cabo Almi.

Guararapes e Título Honorífico – A agenda segue nesta terça-feira (16/4), às 15h, com a reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A comissão é responsável por analisar as matérias que vão à votação em plenário e é composta pelos deputados Marquinhos Trad (PMDB), Marcio Monteiro (PSDB), Marcio Fernandes (PTdoB), Amarildo Cruz (PT) e Lidio Lopes (PP).

A 55ª reunião ordinária do Conselho das Cidades acontece na quarta-feira, a partir das 14h, no Plenarinho Nelito Câmara, a pedido do deputado Felipe Orro (PDT).

Ainda na quarta-feira, às 19h, por proposição do deputado Junior Mochi (PMDB), será realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Exército. Na ocasião, militares do Exército que contribuíram para o desenvolvimento do Estado irão receber a Comenda Guararapes.

“A criação da Comenda Guararapes tem por razão a histórica 1ª Batalha dos Guararapes ocorrida no dia 19 de abril de 1948, quando a união de todas as forças brasileiras miscigenadas do Brasil Colônia expulsaram os invasores holandeses, marcando o início do Exército Brasileiro”, explica Mochi.

Na quinta-feira, às 19h, o deputado Paulo Corrêa (PR) faz a entrega do Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao contra-almirante Marcio Ferreira de Mello, atual comandante da Primeira Divisão da Esquadra da Marinha (Niterói) e ex-comandante do 6º Distrito Naval (Ladário).

Outras Notícias