Prezado Associado,
No mês de março, dia 27 a ADCAP protocolou carta no Postalis questionando o Equacionamento do Déficit. Veja abaixo a resposta da Instituição.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.
CT/ADCAP – 017 /2013 Brasília/DF, 27 de março de 2013.
A Sua Senhoria
ANTÔNIO CARLOS CONQUISTA
Diretor Presidente do Postalis
SCS QD. 3 BL. “A” Nº 119 – ED. POSTALIS
70300-903 BRASÍLIA/DF
Assunto: Equacionamento do Déficit
Prezado Senhor,
Tendo em vista o equacionamento do débito do POSTALIS, a Associação dos Profissionais dos Correios – ADCAP vem sendo procurada pelos associados e demais empregados da ECT, em busca de apoio para obter justificativas sobre os fatos que vêm ocorrendo na referida Instituição.
O POSTALIS, em seu discurso, faz questão de registrar que a confiança e credibilidade da patrocinadora ECT e dos participantes é retribuída tanto com bons resultados financeiros e patrimoniais quanto com o compromisso institucional de aprimorar-se constantemente para estar sempre na vanguarda dos fundos de pensão brasileiros. No entanto, o que assistimos é o Conselho Deliberativo do Postalis, em sua 3ª Reunião Extraordinária realizada em 19/02/2013, aprovando o equacionamento do déficit e os Planos de Custeio dos Planos de Benefício Definido PBD e PostalPrev, com a consequente cobrança de uma contribuição extraordinária de seus participantes. Fato esse que tem deixado os participantes preocupados com a atual situação do POSTALIS e com o futuro dos investimentos.
Dessa forma, considerando a relevância da situação, que envolve o futuro financeiro de milhares de famílias e contribuintes que estão apostando o seu futuro na instituição e que é dever do Postalis divulgar de forma clara e objetiva todas as informações de interesse de seus participantes e assistidos, conforme determina o Ministério da Previdência Social/SPC, vimos solicitar o fornecimento de cópia dos seguintes documentos:
- 1. Demonstrativo de Investimentos PBD e PostalPrev 2012
- 2. Pareceres da Auditoria Externa referentes ao exercício 2011 e 2012
- 3. Pareceres do Conselho Fiscal referentes ao exercício 2011 e 2012
- 4. Pareceres do Conselho Deliberativo referentes ao exercício 2011 e 2012
- 5. Demonstrativo Atuarial do Plano BD e PostalPrev 2012
- 6. Relatório Técnico emitido pela consultoria atuarial GlobalPrev com o detalhamento das propostas apresentadas para equacionamento do déficit dos planos PBD e PostalPrev
- 7. Relatório da auditoria realizada em 2012 pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar bem como esclarecimentos formulados pelo Postalis acerca do apurado.
Certos do pronto atendimento a nossa solicitação, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Luiz Alberto Menezes Barreto
Presidente