Qual a real situação do POSTALIS?

A falta de transparência e o descaso dos dirigentes do POSTALIS e dos Correios para com os trabalhadores estão amplamente demonstrados na falta de providências para esclarecer e recuperar os prejuízos ocorridos nas aplicações do instituto, assim como na falta de informações aos participantes e assistidos sobre a real situação dos planos BD e Postal Prev.

 

Isso fica ainda mais sério quando inúmeros colegas se preparam para aderir a um Plano de Desligamento sem saber o que ocorrerá no futuro com seu benefício, já que déficits registrados pelo POSTALIS acima de um percentual do patrimônio do fundo (hoje 15%) precisam ser equacionados e, nessas ocasiões, os participantes e assistidos são chamados a arcar com a metade do prejuízo.

 

Com relação aos déficts já ocorridos no plano BD, não enxergamos nenhuma explicação tecnicamente cabível para perdas da magnitude que parecem ter ocorrido. Nenhum fundo conseguiria errar sistematicamente tantas vezes e nem consumir tão rapidamente suas reservas em prejuízos tão expressivos, exceto se quisesse mesmo perder o dinheiro. E as Diretorias da ECT e do Postalis, que deveriam estar buscando enfaticamente a recuperação dos prejuízos imputados ao fundo e a responsabilização dos dirigentes que se afastaram da boa conduta, parecem nada fazer nesse sentido, da mesma forma que a PREVIC – muda diante de um verdadeiro descalabro, que se limita à aplicação de multas irrisórias e proibições de pouco efeito. E o capital perdido de forma sistemática e que fará falta às aposentadorias? Quem será responsabilizado? Os participantes e os aposentados?

 

A ausência de informações oficiais e confiáveis sobre a real situação dos fundos tem deixado alguns trabalhadores em pânico, cada vez que uma nova notícia que chega pela imprensa dá conta de novo prejuízo de dezenas ou centenas de milhões de reais. Muitos dos trabalhadores e aposentados que ainda não se deram conta do que pode vir pela frente, se confirmadas as informações que já circulam, de possíveis déficits bilionários a serem cobertos em breve, serão afetados por uma despesa extraordinária ou por uma redução de seus benefícios que não imaginam.

 

Nesse contexto, a ADCAP conclama as direções dos Correios e do POSTALIS a oferecerem aos trabalhadores o mínimo que se pode esperar numa situação como a ora configurada – a explicação clara, e em linguagem compreensível para os participantes e assistidos, da real situação do POSTALIS, qual o patrimônio de cada fundo, quais os déficits já incorridos, quais as projeções de déficits para 2014 e em quanto isso poderá impactar nas contribuições e nos benefícios dos trabalhadores e aposentados, sem deixar de também demonstrar suas ações de controle, responsabilidade da patrocinadora e do instituto, na apuração objetiva das causas dos prejuízos, na recuperação desses valores junto a quem deu causa e na punição e responsabilização dos administradores (todos indicados diretamente pelos Correios) que, por má gestão e dolo, geraram esta situação.

 

A ADCAP reafirma também sua disposição de buscar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis na defesa do Postalis, do seu patrimônio e, por conseguinte, da segurança dos participantes, dos assistidos e de seus familiares.    

 

Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.
 

 

Outras Notícias