POSTALIS – Onde estão as instituições?

Nos próximos dias, os trabalhadores e os aposentados dos Correios começarão a pagar 25,98% de seus benefícios para cobrir o déficit bilionário acumulado pelo POSTALIS nos últimos seis anos. Os pagamentos ocorrerão durante 15,5 anos e significarão o empobrecimento de cerca de 90.000 pessoas e respectivas famílias, que nada fizeram para merecer um confisco desses. Muitos aposentados deixarão de ter condições de se sustentar com a própria renda e passarão a depender de apoio familiar. Muitos trabalhadores não terão condições de pagar o valor e acabarão saindo do fundo, abrindo mão do direito de receber suas complementações de aposentadoria mais à frente.

Uma tragédia social que deveria sensibilizar as instituições, que possuem obrigação de agir, mas que se mantêm silentes.

Onde está, por exemplo, a PREVIC, que nos últimos 6 (seis) anos deveria ter fiscalizado as aplicações do POSTALIS, evitando que o quadro do instituto chegasse ao caos em que se encontra? O que fez além de aplicar medidas puramente burocráticas, que guardam imensa distância dos prejuízos ocorridos?

Onde estão o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, que deveriam cuidar dos crimes provavelmente cometidos no POSTALIS, envolvendo, por exemplo, desvios de recursos no exterior, contas em paraísos fiscais e enriquecimento de personagens, conforme já reportado em diversas matérias da imprensa?

Onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que já poderiam ter instituído Comissões Parlamentares de Inquérito, para apurar os ilícitos ocorridos nos grandes fundos de pensão, notadamente no POSTALIS, e não o fizeram? Será que a causa é o também já anunciado envolvimento de políticos influentes nos desvios de recursos dos fundos?

Será que os trabalhadores e aposentados estão mesmo sozinhos nessa batalha e terão que contar unicamente com a via judicial para tentar se proteger do assalto a que estão sendo submetidos no caso do POSTALIS?

 

Com a palavra as instituições!

 

Direção Nacional da ADCAP.

 

Outras Notícias