PL-591/2021 e os prejuízos para o próprio governo federal

Tramita no Senado o PL-591/2021, elaborado pelo governo federal com o único objetivo de privatizar os Correios. Além de prejudicar os cidadãos e empresas com inevitável aumento substancial de preços e tarifas se for levado adiante, o projeto de lei, curiosamente, pode prejudicar muito o próprio governo federal, que tem nos Correios seu braço logístico para implementar e manter em funcionamento grandes programas de governo que precisam chegar fisicamente aos cidadãos.

Entre outros grandes programas do governo federal, os Correios são responsáveis pela distribuição de livros didáticos – maior operação do gênero no mundo, pela distribuição de urnas eletrônicas, de medicamentos e das provas do ENEM.

A capilaridade dos Correios, com agências em praticamente todos os municípios brasileiros, assegura que livros, medicamentos, urnas e provas cheguem com segurança e pontualidade bem próximo dos cidadãos que vão fazer uso dos respectivos recursos.

O trabalho envolvido em cada projeto desses é gigantesco, mas os Correios se desincumbem bem da missão pela experiência acumulada ao longo dos anos e por sua inigualável infraestrutura.

São também programas que movimentam muitos milhões de reais em recursos e que produzem pouco resultado financeiro para os Correios, quando não redundam em algum prejuízo episódico. Mas a Empresa executa com esmero esses programas, ano após ano, porque a natureza pública da organização assim determina.

A recente decisão de confiar aos Correios além do transporte das provas do Enem também a armazenagem dessas nos centros de tratamento de carga da Empresa demonstra o quão importante é essa infraestrutura para o governo federal.

Um país como o Brasil, com tantas assimetrias e demandas de distribuição nacional de recursos aos cidadãos, não deveria prescindir de uma infraestrutura pública como a dos Correios, para que essa seguisse apoiando, como tem feito, grandes programas como os citados e outros que poderiam ser desenvolvidos para levar conforto e desenvolvimento aos brasileiros de todos os cantos do país.

A intenção de privatização dos Correios, se prosperar, não vai prejudicar apenas os cidadãos e empresas. Vai afetar também os grandes programas de governo e colocar em risco políticas públicas que são muito importantes para os brasileiros.

 

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

Outras Notícias