OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E OS COMPROMISSOS DO CANDIDATO
1 – TRANSPARÊNCIA
Os princípios básicos de governança corporativa permeiam todos os compromissos do Candidato para o exercício do seu mandato, de modo a gerar um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros. No texto de hoje, o princípio da TRANSPARÊNCIA.
Transparência
Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
Para o Candidato, o princípio da transparência apresenta-se como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, servindo como importante ferramenta de equilíbrio da relação entre a Administração Pública e seus administrados. Este princípio, que tem como seus principais aliados a publicidade e o direito de acesso à informação, funciona como um importante meio de controle exercido pelo cidadão na medida em que proporciona a este a possibilidade de fiscalizar a atividade administrativa.
Assim, o Candidato compromete-se a defender a mais absoluta transparência dos atos do Conselho de Administração e de divulgação de informações relevantes de interesse de todas as partes interessadas, sobretudo dos trabalhadores da Empresa.
Compromete-se, portanto, a dar continuidade às práticas adotadas pelo Conselheiro Eleito Marcos César de ampla divulgação, no BLOG DO CONSELHEIRO, dos assuntos apreciados pelo Conselho de Administração da ECT, imediatamente após a realização das reuniões ordinárias e extraordinárias do referido Conselho.