MPT irá ao TST para suspender as entregas dos Correios na região

Globo.com
27/12/2013

O Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou, em nota oficial na manhã desta sexta-feira (27), que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de suspender a liminar que proibia a entrega de encomendas dos Correios em 73 áreas de Campinas (SP), Sumaré (SP) e Jundiaí (SP). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o recurso para que a liminar volte a valer será impetrado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), nos próximos dias.

Na quinta-feira (19), uma liminar na 10ª Vara do Trabalho suspendeu a entrega em 73 áreas das três cidades. Os locais eram considerados de risco de assalto contra os funcionários, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), que ingressou com o pedido. Na terça-feira (24), a estatal conseguiu derrubar a liminar no Tribunal Regional da 15ª Região (TRT-15).

Roubos

Um homem foi preso no bairro Vida Nova, em Campinas (SP), na tarde de quinta-feira (26), após assaltar um veículo dos Correios. Segundo a Polícia Militar (PM), dois homens fizeram um cerco ao carro na Avenida Ruy Rodrigues, pediram para o motorista da empresa estatal descer e o abandonaram amarrado em um matagal próximo ao local antes de fugirem com a mercadoria. Um criminoso fugiu e o outro foi levado para a sede da Polícia Federal. O bairro onde ocorreu o assalto faz parte desses locais considerados de riscos para os carteiros, segundo o sindicato que representa a categoria.

Estatística

De acordo com o sindicato da categoria, foram cerca de 200 casos de roubos a funcionários nos três municípios, em 2013. O MPT ingressou com uma ação civil pública contra os Correios no dia 17 de dezembro após audiência que terminou sem acordo. O sindicato apontou 73 pontos com necessidade de segurança aos trabalhadores. Após o assalto de quinta-feira, os funcionários do Correios decidiram fazer uma assembleia na manhã desta sexta-feira para decidir se entram ou não em greve.

Confusão

Dois dias depois de derrubarem a liminar que proibia a entrega das encomendas, os Correios não tinham regularizado a situação até a manhã de quinta-feira. Muitos moradores tiveram de ir até o centro de distribuição da empresa, no Jardim do Lago, buscar mercadorias, como produtos comprados pela internet. De acordo com o sindicato da categoria, 8 mil itens ficaram acumulados na sede da estatal durante a proibição.

Correios

O Correios afirmou em nota, na quinta-feira, que as entregas foram normalizadas. Sobre a segurança dos funcionários, a empresa ressaltou que nesta sexta-feira vai acontecer uma reunião com o secretário de Segurança, Luiz Baggio, “para tratar de ações que minimizem os casos de assaltos a carteiros nas entregas de encomendas”.

Além disso, a empresa assinou um acordo de cooperação técnica com o Departamento de Polícia Federal para a implantação de medidas integradas para prevenção de roubos a carteiros em todo o Brasil. Sobre o recurso que o MPT vai entrar no TST, a empresa ainda não se manifestou.

Outras Notícias