Guarujá pede reabertura da Agência dos Correios no bairro Morrinhos

Diário do Litoral
17/05/2013

Em Brasília, na última terça-feira (14) onde participava de reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a chefe do executivo de Guarujá, Maria Antonieta de Brito após tomar conhecimento do fechamento da Agência dos Correios do bairro Morrinhos e com a presença do deputado Roberto de Lucena se reuniu com o Superintendente Executivo da Diretoria de Operações, Fábio Vieira César.

Ela entregou ofício dirigido ao presidente da empresa, Wagner Pinheiro Oliveira, reivindicando a reabertura imediata da agência localizada no centro comercial de Morrinhos. O equipamento foi fechado no último dia 13, sem qualquer notificação à Prefeitura ocasionando vários transtornos à comunidade local, que conta atualmente com mais de 35 mil moradores.

Durante a reunião, Antonieta ressaltou a importância da agência. Segundo ela, “trata-se de uma rica história de luta nascida das mais legítimas reivindicações da Associação de Moradores, entidade que representa milhares de cidadãos”. A prefeita lembrou ainda, que acompanha essa questão há muito tempo, “desde que a conquistamos junto ao Governo Federal lutando ao lado da Associação de Moradores”, disse.

A chefe do Executivo de Guarujá considera o fechamento da agência, um ato contra a sensibilidade social, que marcou as políticas públicas do governo do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e que tem sido ratificado hoje pela Presidenta Dilma Roussef, com a população de Guarujá.

Além disso, Antonieta destacou a preocupação com a falta de equipamento no local, visto que a partir deste ano, o bairro do Morrinhos contará com mais de duas mil unidades habitacionais conquistadas pela Prefeitura através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)1; e outras 1.600 unidades referentes ao PAC2. O total elevará para, aproximadamente, 50 mil o número de moradores naquela região que poderão ficar sem o serviço dos Correios.

Antonieta diz que é grande a necessidade da agência no bairro em total funcionamento. Ela conta que, por diversas vezes realizou tratativas institucionais com a Diretoria Regional da Empresa de Correios e telégrafos de São Paulo/Metropolitana julgadas e proferidas em favor do Município visando a ampliação das dependências da concessionária, tendo em vista a grande demanda dos serviços executados no local.

O fechamento do equipamento no Morrinhos foi uma surpresa tanto para a população quanto para a Prefeitura. “Mais uma vez, fomos surpreendidos com medidas adotadas pela direção do Correios. Isso foge à qualquer análise de razoabilidade. Pois não fui, na condição de prefeita, em nenhum momento consultada ou informada desta medida”, pontuou.

Resultado da audiência em Brasília – Na manhã de quinta–feira (16), o diretor adjunto dos Correios, Eugênio Valentim da Silva, participou de reunião com a chefe de Gabinete da Prefeitura, Fátima Ali Khalil e garantiu que a partir da próxima segunda–feira (20), a agência estará funcionando, normalmente, com todos os serviços disponíveis aos moradores. Ele explicou que nesta quinta (16) e sexta–feira (17) a unidade abre para a entrega de correspondência aos munícipes.

Outras Notícias