Desmontando Fake News nº 29 – Diário do Poder produz nova fake news

A ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios foi informada hoje de que, novamente, a coluna Diário do Poder trouxe uma fake news a respeito de audiência pública recentemente ocorrida na Câmara dos Deputados.

A coluna trouxe a seguinte afirmação:

“Tiro do pé

Representante de associação de funcionários dos Correios foi à Câmara tentar convencer deputados que privatizar a empresa é mau negócio. Mas admitiu: a empresa pública custa ao Brasil R$6 bilhões por ano.”

Como pode ser visto na gravação da audiência, em https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1812

, o que o vice-presidente da ADCAP afirmou, como tem feito em outros eventos similares, é que a rede de agências dos Correios, que propicia a universalização do serviço postal no Brasil, custa anualmente à Empresa R$ 6 bilhões, que são totalmente arcados pela organização, sem necessidade de nenhum repasse do governo federal para custear isso.

Não há, portanto, nenhuma possibilidade de erro de interpretação do veículo, mas sim evidente tentativa de produzir uma fake news, manipulando o sentido do que foi falado para tentar levar a audiência a concluir que os Correios dão prejuízo aos brasileiros.

A ADCAP respeita o trabalho da imprensa, mas lamenta que alguns integrantes do setor atuem como faz essa coluna, prejudicando a imagem da própria imprensa. O objetivo da imprensa não pode ser apenas vender jornais e cliques, a qualquer preço. Esperamos, portanto, que os jornais que republicam essa coluna pensem sobre isso e reflitam sobre o desserviço que estão fazendo aos brasileiros ao reproduzir fake news como a tratada nessa nota.

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias