Correios comemora em 25 de janeiro o Dia do Carteiro

 

Jornal Correio da Cidade
23 de Janeiro de 2013

Os Correios comemoram nesta sexta-feira (25) o Dia do Carteiro. A data remonta ao período Brasil Colônia, em 1663, quando foi instituído o Correio-Mor. Em todos os Estados, diversas atividades marcam a data. Os carteiros, hoje, somam 60 dos 120 mil empregados da empresa em todo o país – em Minas, são mais de 6 dos 12 mil empregados.

Distribuição – Os carteiros são os principais agentes do processo de distribuição de cartas e encomendas. Em 2012, os Correios superaram todas as metas anuais de qualidade estabelecidas para prestação dos serviços postais básicos. Desde novembro, a empresa passou a atender 100% dos municípios brasileiros, atingindo 101,54% do objetivo previsto.

A ECT também cumpriu 101,69% da meta estipulada em 2012 para a cobertura do atendimento nos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, o que corresponde à inclusão de mais de 185 novos distritos que passaram a contar com a presença dos Correios, totalizando 2.929 localidades no País.

Nos últimos anos, a empresa contratou 14,8 mil trabalhadores e investiu R$ 500 milhões na construção de unidades operacionais, administrativas e de atendimento, além da compra de equipamentos, computadores e veículos – entre motocicletas, furgões e caminhões – modernizando a frota utilizada na distribuição diária de 36 milhões de cartas e encomendas em todo o Brasil.

Além da distribuição das correspondências, os carteiros também são responsáveis pela difusão de importantes campanhas governamentais de conscientização da população: combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea, entre outras.

350 anos dos Correios – Ainda no dia 25 de janeiro, têm início na diretoria regional de Minas Gerais as comemorações dos 350 anos da instituição – com o lançamento, nesta sexta-feira (25), às 16h, em Belo Horizonte (no Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4.001, bairro São Paulo), da folha de selos “Correios 350 Anos: História, Pessoas e Ação”, concebida em 24 selos, destacando fatos relevantes de nossa história.

A abordagem se apoia em três pilares: os principais marcos históricos, o desenvolvimento tecnológico e as pessoas que fazem a história dos Correios no Brasil. A folha segue ordem cronológica, a partir de 1663, com o início da atividade postal regular no Brasil, culminando em 2013, momento da atual comemoração. Encerrando a folha de selos, vê-se a logomarca oficial dos 350 anos dos Correios – que foi criada por um colega mineiro; natural de Pará de Minas e lotado em Uberlândia. A técnica utilizada foi fotografia e computação gráfica.

Outras Notícias