Cartões do Enem disponíveis

Correio Braziliense
04/10/2013

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis no hotsite da seleção na página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (enem.inep.gov.br). O informe, divulgado ontem na internet, deverá chegar pelos Correiosà casa do estudante até o próximo dia 18. O material indica a língua estrangeira escolhida pelo candidato, se houve pedido para atendimento diferenciado — no caso de o estudante ter alguma necessidade especial — e o local onde a prova será aplicada. O Enem será realizado em 26 e 27 de outubro, a partir das 13h. Esta é a primeira vez que os interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) usarão o teste como principal acesso à instituição.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alerta que não é obrigatório levar o cartão nos dois dias de prova. “Mas é bom que o estudante o tenha com ele. É uma segurança para ele”, avisa. O ministro destaca que, no ano passado, cerca de 5 mil estudantes ligaram para a central de atendimento do exame cinco minutos antes da prova para perguntar o endereço do local de aplicação. “Aí, a pessoa perde a prova”, alerta. Mercadante indica aos estudantes que também façam o percurso até o local com antecedência. “Tem gente que perde a prova porque fica preso no trânsito ou erra o endereço”, exemplifica. Apesar de não ser preciso levar o cartão de confirmação, um documento de identidade oficial válido no país é imprescindível. Para imprimir o cartão no site do Inep, é necessário informar o CPF e a senha cadastrada.

Sem vestibular

A nota do Enem é usada como critério de seleção para instituições federais de todo o país. Este ano, a UnB aderiu ao exame. Em abril, ficou decidido que a avaliação substituiria o vestibular tradicional do primeiro semestre. As vagas são dividas com os candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

O Enem também serve como parâmetro para o ingresso em programas educacionais oferecidos pelo governo. Um deles é o Ciência sem Fronteira, de intercâmbio, no qual é exigido pelo menos 60% de aproveitamento no exame. O próximo edital do programa será aberto em 14 de outubro para as áreas de exatas, engenharias, tecnologia, biologia e saúde. A partir do próximo mês, o Ciência sem Fronteira passará a financiar bolsas de mestrado profissional. “Ele não é voltado para aqueles que querem fazer doutorado, é direcionado para a prática profissional”, explica o ministro. O primeiro edital terá mil vagas para os Estados Unidos. “Vamos começar com as instituições norte-americanas, porque elas têm muita tradição e são altamente reconhecidas”, acrescenta o ministro.

Inscrições para simulado até dia 11

Para ajudar os alunos que se preparam para fazer o Enem, o Correio Braziliense, em parceria com o IMP Concursos, formulou o Simulado CB, teste que será aplicado em 12 e 13 de outubro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no sitewww.simuladocb.com.br, até o dia 11. Serão duas provas, assim como o Enem, que ficarão disponíveis no endereço eletrônico das 7h de 12 de outubro até as 23h59 de 13 de outubro. O candidato terá quatro horas e meia para completar cada prova objetiva, mesmo tempo que poderá ser utilizado nos dias do teste real (sem redação).

As provas

O Enem tem quatro testes objetivos, com 45 questões cada, e uma redação. Confira o conteúdo de cada um dos dois dias de exame:

26 de outubro:
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para fazer a prova: 4h30.

27 de outubro:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para fazer a prova: 5h30.

Outras Notícias