Banco Postal – Desativação
A desativação do Banco Postal, em um grande número de agências de Correios, causou prejuízos a sociedade, pela interrupção de ofertas de serviços bancários e aos empregados dessas agências, que tiveram seus salários significativamente reduzidos.
Por que houve a desativação?
Esta foi uma decisão unilateral do Banco do Brasil.
Quando da criação do Banco Postal em 2001, a gratificação das funções das agências foi vinculada, acertadamente, ao Banco Postal, devido à responsabilidade adicional decorrente das atividades de correspondente bancário.
No decorrer de todos esses anos (17 anos), muitos outros serviços e responsabilidades foram adicionados nas agências, sem que houvesse a revisão desta vinculação, de forma a abranger todos esses incrementos e não apenas o Banco Postal que representa, em média, apenas 5% (cinco por cento) da atual carga de trabalho das agências. Esse provável descuido gerou prejuízo aos milhares de empregados que trabalham nas unidades que tiveram o serviço de Banco Postal desativado.
Acreditamos que a Diretoria da Empresa deveria se preocupar em ter os empregados das unidades de atendimento justa e adequadamente remunerados e acelerar a busca de alternativas para que a população volte a contar com os serviços bancários, seja por meio da busca de outros parceiros, posto que o Banco do Brasil se desinteressou de atender essas comunidades, ou mesmo de forma direta, com a criação de um banco próprio.
A ADCAP acompanha este processo e continua agindo na defesa dos seus associados.
Direção Nacional da ADCAP.