Alteração do CEP causa confusão ao receber correspondências

Jornal de Brasília

26/11/2014

 

Receber correspondência pelos Correios faz parte da rotina do cidadão, seja para receber faturas, encomendas ou documentos. Mas, para alguns moradores do DF, esta ainda é uma realidade distante, por conta da falta do Código de Endereçamento Postal (CEP). Na Fercal, há quem nunca tenha recebido ao menos uma carta em casa. No Setor Habitacional Vicente Pires, a situação é diferente: o CEP geral foi substituído por códigos específicos para cada endereço. A mudança, no entanto, provoca confusão.Em Vicente Pires, que abrange a  Colônia  Agrícola Samambaia e a Vila São José, moradores reclamam da falta de alerta sobre a alteração e alegam que foram pegos de surpresa. Em função disso, os transtornos têm sido constantes.

 

De acordo com a professora Kenia Vieira, 33, a alteração numérica foi notada há pelo menos  três meses. “Acho um desrespeito ninguém avisar antes. Algumas faturas atrasaram, inclusive a do cartão de crédito. Terei que pagar multa no mês que vem”, reclama. Segundo a moradora, as contas de luz e água são impressas com o endereço antigo. “Ainda não decorei o número novo”, acrescenta.

 

A microempresária Maria do Socorro, moradora da Rua 1, região do Jockey, percebeu que   havia dois números de CEP nas faturas. “Algumas vêm com o código do Guará e outras de Taguatinga”, conta, citando as cidades vizinhas. “Quando preciso fazer algum serviço pela internet, só dá certo com o novo CEP. O outro consta como inválido”, comenta.

 

Surpresa

 

A funcionária pública Ivanise Barbosa, 52, moradora da Colônia Agrícola  Samambaia, soube há pouco tempo que o número sofreu alteração. “Fui trocar o nome da minha identidade, na Receita Federal,  a moça me informou que o CEP da minha casa não era o mesmo e me passou o número novo”, conta a moradora.

 

O marido da funcionária pública, o empresário Tony Dirceu, 43 anos, questiona a falta de planejamento. “E, agora, teremos que ligar em cada cartão de crédito, na CEB e na Caesb para avisar a mudança?”, indaga.

 

Medida prevista em legislação

 

De acordo com os Correios, desde 2007 foram criados códigos de endereçamento específicos para cada localidade do DF. A mudança atende as determinações da  Portaria 567/2011, do Ministério das Comunicações, que destaca a importância de os logradouros e domicílios estarem bem identificados.

 

Mesmo com a necessidade prevista em lei, somente neste ano houve a retirada do CEP geral do Setor Habitacional Vicente Pires, que era utilizado pelas colônias agrícolas Vicente Pires, Vila São José e Colônia Agrícola Samambaia para a inclusão de um número específico para cada endereço.

 

Mesmo com a inclusão da nova codificação, os moradores de Vicente Pires têm até dois anos para continuar usando o antigo CEP, até que ele seja retirado para consulta, segundo informações dos Correios.

 

Para evitar o atraso no pagamento das contas e possíveis transtornos, é importante que a população comunique as mudanças numéricas às companhias, lojas e empresas de cartões de crédito.

 

Fercal sofre com a falta de codificação

 

Os mais de 32 mil habitantes da Fercal sofrem com a precariedade do recebimento de cartas. É o caso do mecânico Gercimar Cardoso, 28, que mora na cidade há 23 anos. “Nunca recebi nada aqui. Seria bom se as correspondências chegassem à minha casa”, ressalta. Ele conta que precisa buscá-las na unidade dos Correios de Sobradinho, na Quadra 8. “Muitas vezes, tenho que pegar na internet e imprimir, para evitar desgastes”, acrescenta.

 

A cobradora Suely Gomes, 29 anos, sofre com o mesmo problema. “Desde que me mudei, há dois anos, tenho que colocar as faturas para chegarem na casa da minha cunhada”, comenta. A dona de casa Juliana Gabriela Silva, 26, passa por situação parecida. “É um desrespeito não contar com esse serviço”, afirma.

 

Até o início deste ano, o Centro Comunitário da cidade era o principal ponto de recebimento das correspondências dos moradores. Ali, 647 caixas de correio ficavam à disposição da população. Porém, o serviço foi suspenso pelos Correios.

 

Cartas voltam

 

Segundo um carteiro, que preferiu não se identificar, 90% das cartas endereçadas à Fercal costumam voltar em virtude da falta de CEP. Segundo a Administração Regional da cidade, o problema pode estar perto do fim, com a implementação do novo sistema de endereçamento, que começou no ano passado e deve ser finalizado em seis meses, sob a coordenação da Secretaria de  Habitação (Sedhab).

 

Saiba mais

 

Quando ocorre a mudança no CEP, é feita a atualização no Diretório Nacional de Endereçamento (DNE).

 

O CEP fica disponível no site dos Correios (www.correios.com. br). Para os remetentes  com contratos com os Correios, são disponibilizados os arquivos eletrônicos para atualização dos seus respectivos bancos de dados.

Outras Notícias