ADCAP Net 26/05/2023 – Correios preveem bases na Ásia e na América do Sul – Leia mais!

⇒ Correios preveem bases na Ásia e na América do Sul

Planos até 2025 também preveem a instalação de um centro de triagem internacional de encomendas no Nordeste

Valor
24/05/2023

A diretoria dos Correios fechou a estratégia para reposicionar a estatal no mercado de encomendas até 2025 e buscar sobrevivência frente ao avanço de gigantes do comércio eletrônico, que aumentam os investimentos na rede própria de logística.

O plano estratégico e o de ações prioritárias – este com execução até o fim de 2023 – indicam medidas que vão da instalação de bases operacionais da estatal na Ásia e na América do Sul até a constituição de uma empresa de participações, uma espécie de “CorreiosPAR”, para garantir a inserção em mercados estratégicos, como os setores de logística e de comunicações.

Os planos foram apresentados ao público interno dos Correios pelo presidente Fabiano dos Santos. O executivo completou cem dias no cargo na quinta-feira e aproveitou o evento, em Brasília, na segunda-feira, para anunciar o novo momento da estatal, que fazia parte da lista de empresas públicas a serem privatizadas no governo Jair Bolsonaro.

A abertura do centro de operações no exterior é um dos dez projetos estratégicos para sair do papel até o fim de 2025. Deverão ser escolhidos um país asiático e um sul-americano para a estatal melhor se articular no fluxo internacional de encomendas.

A ideia dos Correios de se tornar um “hub” de encomendas na América do Sul já havia sido anunciada pela gestão anterior. Em abril, após a viagem da delegação brasileira à China, a companhia anunciou acordo de cooperação com a Cainiao Network, braço de logística do Alibaba Group Holding Limited.

O mercado internacional representa 16% da receita total dos Correios. A diretoria ainda enxerga a possibilidade de “crescimento exponencial” desse nicho nos próximos anos, ainda impulsionado pelo comércio eletrônico.

Outra iniciativa dos Correios para recepcionar encomendas do exterior é instalar um “centro de operações internacionais” no Nordeste até o fim de 2025.

Impulsionados pelo boom do e-commerce, os produtos que chegam à região têm crescido e já respondem por 23% do total de importações recebidas pelos Correios. Ainda não foi batido o martelo sobre o Estado que vai receber o novo centro de triagem.

A criação de subsidiária para entrar em ramos estratégicos remete à proposta de gestões anteriores do PT. Em 2011, o governo apoiou a aprovação da Lei 12.490 para permitir parcerias com companhias aéreas interessadas em aproveitar a ociosidade dos porões de aviões em voos noturnos para transportar encomendas.

A entrada dos Correios em novos mercados já ocorreu com serviços bancários, por meio do Banco Postal, e em telecomunicações, no serviço de celular na modalidade de operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês). Se confirmada a criação de uma subsidiária, o setor de comunicações é um dos alvos, mas a estratégia ainda não foi aberta pelo comando da empresa.

Como meta para 2023, a diretoria dos Correios quer revisar a política comercial, com novos produtos e serviços voltados para e-commerce, modernizar centros de triagem, investir em tecnologia da informação (TI), buscar fontes de captação de recurso no mercado financeiro com custo atrativo e adequar a estrutura de funcionamento da estatal à nova proposta.

⇒ Presidente dos Correios cria grupo de trabalho para combater assédio e racismo na estatal

Objetivo é também implementar políticas voltadas para a igualdade de gênero e raça

Folha SP
19/05/2023

Os Correios vão adotar medidas para combater o assédio moral e sexual e o racismo dentro da empresa. O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, assinou na quinta (18) portarias para a criação de dois grupos de trabalho que irão tratar dos temas.

Fabiano afirma que, desde que assumiu a gestão dos Correios, ele e sua equipe têm recebido relatos de casos de assédio ocorridos em anos anteriores. “Estabelecer mecanismos eficazes de prevenção, apuração e punição do assédio e do racismo é nossa prioridade, pois entendemos que esse é o caminho para a construção de um ambiente de trabalho sadio e de uma sociedade justa”, disse.

A iniciativa atende a dispositivos de acordo de trabalho vigente, que foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os dois grupos de trabalho terão a participação das entidades que representam os funcionários da estatal, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares (Fentect).

O objetivo é que sejam realizados estudos e propostas ações para a implementação de políticas voltadas à igualdade de gênero e raça e ao respeito à diversidade.

Os atores Giovani Tozi e Anderson Müller receberam convidados na sessão VIP da peça “Quarto Minguante”, na noite de quarta (17), no Teatro Faap, em São Paulo. A diretora do espetáculo, Neyde Veneziano, prestigiou o evento. O ator Flávio Tolezani também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

⇒ Correios amplia capilaridade com a abertura de Pontos de Coleta

A ampliação da capilaridade dos Correios ganhou um reforço com a inauguração dos primeiros Pontos de Coleta do país, sendo um na cidade de São Paulo e outros três em Brasília. Outros 17 pontos devem entrar em funcionamento até junho e estarão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Correios do Brasil
25/05/2023

O Ponto de Coleta de São Paulo fica na Parada XV de Novembro, na zona oeste da cidade. Em Brasília, há dois Pontos no Paranoá, um no Sudoeste e outro no Itapoã.

O objetivo da estatal é ampliar a oferta de pontos de captação e entrega de encomendas, proporcionando, assim, uma experiência mais prática na utilização de serviços de Correios. Para que essa ampliação aconteça de forma ágil, os Pontos de Coleta funcionam em parceria com lojistas que, após credenciamento junto aos Correios, passam a receber e entregar encomendas em seus estabelecimentos comerciais.

Além de beneficiar a população, que ganha um Ponto de Correios mais próximo de onde estiver, funcionando em horários mais flexíveis, a parceria também é vantajosa para os comerciantes, que serão remunerados por cada encomenda recebida ou entregue. Segundo a chefe do Departamento de Estratégia e Desenvolvimento de Canais Físicos dos Correios, Talita Martins Ferreira, os Pontos de Coleta trazem vantagens também para os comerciantes.

“Considerando que os Correios entregam milhares de encomendas diariamente em todo o país, ser ponto de captação e entrega de encomendas significa aumentar o fluxo de clientes no estabelecimento comercial, o que contribui para um aumento nas vendas”, disse a gestora.

Para saber os endereços e o horário de funcionamento da rede de agências, inclusive dos pontos de coletas, basta acessar a página ou app Correios, no serviço Busca Agência.

Como se credenciar – O credenciamento de lojistas que querem funcionar como Pontos de Coleta segue até junho. Podem se inscrever comerciantes do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, localizados nas regiões listadas abaixo. Mais informações sobre credenciamento estão disponíveis no site www.correios.com.br/pontodecoleta

Ponto de Coleta dos Correios – Varejistas dessas regiões podem fazer o credenciamento

Distrito Federal
Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul, Vila Telebrasília, Setor Rádio e TV, Setor de Clubes Sul, Sudoeste, Cruzeiro, Octogonal, Jardim Botânico, Paranoá, Taquari, Itapoã I e II, Varjão e Fazendinha.

Minas Gerais
Todos os bairros de Belo Horizonte/DF.

São Paulo
Locais da capital paulista e região metropolitana de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Moji das Cruzes, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Vicente, Suzano e Taboão da Serra.

Rio de Janeiro
Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Barra da Tijuca, Itanhangá, Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico, Praça Mauá.

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias