Adcap Net 16/06/2020 – Correios – presença em todo o país e premiação internacional – Veja mais!

Correios está presente em mais de cinco mil municípios

Estatal aposta na parceria para o desenvolvimento econômico do país e oferece plataforma de serviços de múltiplas possibilidades

O Dia
16/06/2020

Correios oferece um trabalho de logística e até mesmo como meio de pagamento, através do vale-postal eletrônico, o que facilita a vida dos cidadãos – Divulgação

O que será que as cidades de Tocantins e Alagoa, ambas em Minas Gerais, têm em comum? Não apenas o fato de serem cidades pequenas, de hábitos simples, mas tanto uma quanto a outra devem muito de seu desenvolvimento econômico aos serviços prestados pelos Correios. E não se trata apenas de envio e recebimento de correspondências, serviço esse, por sinal, considerado essencial para todos. O fato é que essas duas cidades deram um salto no seu desenvolvimento econômico depois que começaram a utilizar os serviços de entrega dos Correios para escoar a produção local.

Na cidadezinha de Alagoa, a história começou há 11 anos, quando o empresário Osvaldo Barros Filho visitou um produtor da região que estava com dificuldades para vender seus queijos. Com o objetivo de ajudá-lo, Osvaldo teve a ideia de vender queijos pela internet e o sucesso das vendas não teria sido possível sem a parceria com os Correios. Claro que a visão empreendedora de quem acreditou no comércio eletrônico foi primordial para que tudo desse certo e hoje, pouco mais de uma década depois, os Correios ajudam a transportar cerca de uma tonelada e meia de queijos por mês. Tudo produção local.

O administrador postal Tadeu Fontes, hoje aposentado, explica que o papel dos Correios é muito mais do que comunicação, mas também de logística e transporte.

“Até meados dos anos 70, a empresa lidava apenas com objetos postais, de correspondência. Com a chegada da marca Sedex, as coisas foram mudando, e não demorou muito para que o Sedex se consolidasse e começasse a ser usado não apenas para documentos, mas também para transporte de cargas fracionadas”, diz.

Tadeu conta que ali, naquele momento, com a possibilidade de encomendas normais e expressas, se dava o início do que conhecemos hoje como e-commerce. Tadeu acrescenta que em meados dos anos 90, numa das muitas viagens a trabalho pelo interior de Minas Gerais, conheceu a cidadezinha de Tocantins, cuja vocação era o beneficiamento das folhas de fumo. Porém, a dificuldade era justamente como transportar a produção de fumo para os grandes centros.

“Logo no primeiro mês da parceria dos Correios com os produtores de fumo da região, a receita da agência aumentou 50%. Um ano depois, a cidade era outra, próspera e com os telhados das casas todos arrumados, o que no interior é sinal de que a cidade deu um salto de qualidade na economia”, diz o administrador.

Exemplos como Tocantins e Alagoa revelam que os Correios ajudam a integrar essas cidades ao restante do país e do mundo, fortalecendo a cadeia de produção e viabilizando crescimento econômico. Para o diretor da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Roberval Borges, os Correios funcionam como uma janela que se abre para qualquer lugar do mundo, facilitando a integração com outros mercados e fazendo com que a economia local se desenvolva.

“Os Correios oferecem uma gama enorme de possibilidades, pois se trata, digamos assim, de uma plataforma múltipla, que possibilita, além da compra e venda de produtos, todo um trabalho de logística e até mesmo como meio de pagamento, através do vale-postal eletrônico, facilitando a vida dos cidadãos, que podem pagar e receber valores direto nos caixas das agências espalhadas nos mais de cinco mil municípios do país”, acrescenta.

Roberval admite que muitos dos serviços prestados pelos Correios deveriam ter sido atualizados no decorrer dos últimos anos, mas que mesmo assim, a empresa é uma parceira natural de todo brasileiro. Não é à toa que muitos empresários brasileiros têm sobrevivido aos efeitos da pandemia graças à parceria com os Correios, que não medem esforços para dar conta do aumento da demanda no setor de encomendas.

Roberval compara o potencial dos Correios ao potencial do Brasil: “Com boa gestão, planejamento com foco, investimentos em novos processos e tecnologia e, principalmente, valorizando e motivando as pessoas o futuro dos Correios será de muito sucesso”.

Correios vence pela quarta vez o ‘Oscar’ da indústria postal

Sala de Imprensa Correios
16 de junho de 2020

Os Correios, mais uma vez, venceram o World Post & Parcel Awards, prêmio internacional considerado o ‘Oscar’ dos correios de todo o mundo. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (16), em evento virtual transmitido direto do Reino Unido.

Pelo segundo ano consecutivo, os Correios são vencedores da premiação. Nesta edição, a empresa recebeu o primeiro lugar nas categorias Cross Border Growth, com o novo modelo de importação pelo portal “Minhas Importações”, e Customer Service, com os serviços “Compra Fora” e “Packet”, lançados em 2019.

Com mais esta premiação, já são quatro troféus recebidos pelos Correios pelo World Post & Parcel Awards. Em 2002, a empresa venceu, na categoria Consumidor, pela distribuição de livros didáticos em parceria com o FNDE; em 2007, na categoria Responsabilidade Social, com o Banco Postal; e no ano passado, na categoria Atendimento ao Cliente, com a megaoperação de entrega de kits para TV digital.

Na edição de 2020, os Correios celebram mais dois importantes reconhecimentos internacionais, que reforçam o papel da estatal como o maior operador logístico da América Latina e um dos maiores do  mundo.

Cases de sucesso – Com mais de 1 milhão de acessos/mês registrados no ambiente “Minhas Importações”, em 2019, a plataforma oferece mais comodidade aos consumidores e facilita o acesso à informação e ao processo de importação via postal.

O serviço “Correios Packet”, lançado em outubro do ano passado, possibilita ao consumidor optar por modalidades de envio que diminuem o tempo médio de entrega, devido ao processo de integração automática com a Receita Federal.

O “Compra Fora” é uma plataforma tecnológica de serviços que permite ao importador comprar mercadorias nos sites americanos, especialmente aqueles que não vendem diretamente para o Brasil. Além disso, os Correios lançaram no app da empresa o recurso “Minhas Mensagens”, que facilita o recebimento de alertas e mensagens pelo importador, sobre encomendas internacionais.

Mais informações sobre o portfólio de serviços e produtos de importação dos Correios estão disponíveis no site da empresa.

O resultado completo do World Post & Parcel Awards 2020 está disponível no site do concurso.

Correios

Poder 360
15/06/2020

Correios
Ninguém quer
Não há interesse pela compra da estatal.

Melhor liquidar
A ideia é de Salim Mattar. Os Correios seriam simplesmente fechados. Com uma condição: a demissão de todos os cerca de 100 mil funcionários.

Chance zero
É nula a possibilidade de vingar a proposta de liquidar os Correios, simplesmente fechando a estatal. É 1 sinal de como o time de Paulo Guedes está com dificuldades para avançar com as privatizações.

Correios: imaginou-se que a estatal poderia ser de interesse da Amazon, mas o gigantismo da operação e o custo com pessoal afastam qualquer comprador.

——————————————————–
Apoie a nossa luta. Siga a gente, compartilhe, indique os nossos conteúdos.
#todospeloscorreios

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias