Adcap Net 12/05/2020 – Apoio dos Correios para pagamento de auxílio emergencial e entrega de encomendas durante a pandemia – Veja mais!

Caixa quer ajuda dos Correios para cadastramento do auxílio emergencial

Objetivo é facilitar acesso ao dinheiro de pessoas de baixa renda que ainda não conseguiram usar o sistema do banco

Ig
12/05/2020

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que quer a ajuda dos Correios, principalmente no cadastramento de pessoas de baixa que ainda não conseguiram acessar o sistema da Caixa (aplicativo e site) para requerer o auxílio emergencial. O pagamento continuará sendo realizado pelo banco. O Ministério da Cidadania deve anunciar os detalhes do convênio nessa terça-feira (12).

A Caixa vai receber R$ 82 milhões da União para pagar o auxílio a informais. O banco foi contratado pelo Ministério da Cidadania, sem licitação. Assinado em 8 de abril, o contrato tem vigência de nove meses. Durante audiência pública no Congresso, nesta segunda-feira (11), Guimarães explicou que o banco está cobrando R$ 0,80 por operação relacionada ao auxílio.

Ele foi convidado para explicar o problema das filas nas agências, concessão do benefício a quem não precisa e atraso no pagamento. Guimarães respondeu que a Caixa não é responsável pela análise dos requerimentos e que perguntas referentes ao perfil dos beneficiados devem ser direcionadas à Dataprev.

Ele disse ainda que o cronograma da segunda parcela, a ser anunciado em breve, será organizado de forma diferente, para evitar concentração. As datas de pagamento também serão mais espaçadas.

Ainda há um universo de 17 milhões de pessoas que fizeram o requerimento e estão à espera do dinheiro. Guimarães afirmou que até hoje deverá receber da Dataprev mais um lote de análises. Os pagamentos restantes deverão ser feitos ainda nesta semana.

A Caixa pretende ampliar o pagamento em conta poupança digital para todos os programas de governo. Foram abertas mais de 20 milhões desse tipo de conta para creditar o auxílio emergencial e o plano prevê a abertura entre 40 milhões e 45 milhões, segundo Pedro Guimarães.

Como cadastrar o auxílio emergencial nos Correios

Mix Vale
11/05/2020

Como cadastrar o auxílio emergencial nos Correios. O Ministério da Cidadania deve fechar na próxima semana uma parceria com os Correios para facilitar ainda mais o acesso ao auxílio emergencial, benefício criado pelo Governo Federal para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). O cadastramento para receber o auxílio poderá ser feito também nas agências dos Correios.

“Não descansamos quando sabemos que algumas pessoas correm o risco de não receber o recurso. Temos que encontrar uma solução. A solução conveniada com os Correios, para aqueles que não têm alguém que ajude a cadastrar, ou seja, os ultravulneráveis, é para que ele consiga acessar uma rede complementar à da Caixa, que está numa grande missão, e permitir que a pessoa possa se cadastrar e acessar igual a todos que pediram pelos meios digitais”, ressaltou o secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio José Barreto.

Até a tarde desta quinta-feira (07.05), a Caixa contabilizava o pagamento de R$ 35,5 bilhões de auxílio emergencial a mais de 50 milhões de brasileiros. O montante total referente ao pagamento da primeira parcela deve chegar a R$ 41,5 bilhões, com a análise de mais 17 milhões de CPFs ainda nesta noite, um universo que deve representar aproximadamente oito milhões de pessoas elegíveis, como projetou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

“Vamos chegar a cerca de 58 milhões de pessoas com o benefício creditado. Completando em torno de 98% da primeira fase, com todos os que requisitaram o auxílio em abril. Essa cobertura deve chegar a mais de 100 milhões de pessoas. Significa que, em um mês, o Brasil proporcionou uma cobertura de metade da sua população”, afirmou Onyx Lorenzoni.

A estimativa é que a avaliação e o pagamento da primeira parcela sejam concluídos até o início da próxima semana. O ministro fez questão de tranquilizar as pessoas que estão na fila para receber o benefício: “A determinação do presidente Jair Bolsonaro é que ninguém ficará para trás, e a determinação da Lei é que as três parcelas estão garantidas para todos. O cadastro no site ou aplicativo fica disponível até 2 de julho. Se a pessoa se cadastrar nesse dia e for considerada elegível, ela vai receber as três parcelas”.

O Nordeste é a região com o maior número de beneficiados pelo auxílio emergencial: 37% do total. Em seguida vêm a região Sudeste, com 34,9%; Norte, com 11%; Sul, com 9,9%; e Centro-Oeste, com 6,8%.

COVID 19 – Encomendas não entregues em comércio podem ser retiradas nas agências

Correios de Corumbá
11/05/2020

Comerciantes e empreendedores que aguardam a entrega de encomendas nas lojas físicas, mas que estão com os estabelecimentos temporariamente fechados, por força de decretos estaduais e municipais, podem ir até uma unidade dos Correios para fazer a retirada do objeto.

Os Correios estão realizando a tentativa de entrega nesses locais, porém, quando não há êxito, a encomenda está sendo encaminhada e armazenada para retirada na unidade próxima ao endereço de destino.

Para saber a qual agência ou centro de distribuição a encomenda foi destinada, os clientes podem consultar o Sistema de Rastreamento de Objetos, disponível na página e no app dos Correios. A consulta também pode ser feita em atendimento via chat e pelo Fale Conosco.

Medidas de prevenção – Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada. Há ainda o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.

Mais uma vez, os Correios reforçam o seu compromisso com a sociedade, nesse momento em que mais precisa. A empresa também está à disposição pela Central de Atendimento, nos telefones 3003 0100 (ligações de telefone móvel); 0800 725 0100 e 0800 725 7282 (ligações de telefone fixo); e 0800 725 0898 – (Deficiente Auditivo).

Direção Nacional da ADCAP.

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