Adcap Net 11/08/2020 – BNY é alvo na operação Greenfield, ADCAP interpela Salim Mattar e Postalis – esclarecimento sobre investimentos em Refinaria – Veja mais!

Em nova fase da Greenfield, PF do Rio mira ex-presidente do BNY Mellon

O Antagonista
11/08/2020

A Polícia Federal no Rio de Janeiro cumpre seis mandados de busca e apreensão em apoio à Operação Greenfield, do Distrito Federal, que investiga desvios em fundos de pensão.

Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros estão em endereços no Rio e e em Niterói.

O principal alvo na capital é José Carlos Lopes Xavier de Oliveira.

Ex-presidente do BNY Mellon no Brasil, Zeca Oliveira foi apontado em 2018 por investigadores da PF como um dos responsáveis pelo esquema de desvios no Postalis, fundo de pensão dos Correios.

O executivo chegou a ter a prisão preventiva decretada há dois anos, mas acabou revogada.

Secretário de privatização de Bolsonaro diz que não quer mais discutir com funcionários dos Correios

Salim Mattar afirma que profissionais estão tentando tolher sua liberdade de opinião

Folha de São Paulo
Coluna Painel S. A.
10.ago.2020 às 23h31

Basta – O secretário de desestatização de Bolsonaro, Salim Mattar, decidiu que não vai mais falar sobre o bate-boca de rede social com os empregados dos Correios. A discussão foi levantada na sexta (7), quando ele publicou um vídeo na internet dizendo que os trabalhadores estão tentando tolher seu direito de se expressar porque recebeu uma interpelação judicial da Adcap, associação dos profissionais, pedindo que ele pare de fazer comentários que subjugam os funcionários.

Túnel do tempo - A Adcap diz que a interpelação é antiga. Foi feita em outubro de 2019. “A ação de Salim e a insistência da direção dos Correios em retirar benefícios do trabalhador parecem tentar levar à greve, para dar argumentos para o governo justificar a privatização”, afirma a entidade.

De volta para o futuro - Procurada pela coluna, a secretária diz que Salim Mattar recebeu a citação formal da interpelação judicial feita pela Adcap em 29 de julho de 2020.

Esclarecimento – Coluna RADAR da revista Veja

10/08/2020

Em relação à nota da coluna Radar (revista Veja), intitulada: Fundo de Pensão dos Correios Vira Segundo Maior Acionista de Refinaria, publicada em 07/08/2020, o Postalis esclarece que não houve movimento recente nas ações da atual refinaria Refit.

A alocação havia sido feita pela antiga gestão do Instituto, em outubro de 2011, por meio de um Fundo de Investimento em Ações (FIA) administrado pelo banco BNY Mellon. Com a participação de 15%, à época, o Postalis sempre foi o segundo maior acionista da refinaria.

Para reduzir os prejuízos causados e os custos de manutenção, o Postalis liquidou o FIA, em maio de 2019, durante a intervenção federal na entidade. Como consequência, os ativos foram transferidos para a carteira própria.

Além disso, o Postalis move uma ação na Justiça contra o BNY Mellon e busca negociação de perdas deste e de outros investimentos de gestões passadas.

Vídeo do Deputado André Figueiredo em sua mensagem contra a Privatização dos Correios

Assista AQUI.

 

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias