Governo paulista faz campanha para envio de cartinhas a idosos durante quarentena
Objetivo é levar palavra de carinho aos 18.657 velhinhos de abrigos
Agora – Folha Sp
06/05/2020
A pandemia do novo coronavírus provocou uma nova realidade no mundo, com o distanciamento social. Por isso, com a quarentena, famílias foram separadas e só se falam por telefone ou redes sociais. Mas essa realidade não existe para os idosos acolhidos em abrigos por todo o estado.
Desde que as casas foram fechadas, em 17 de março, todos os 18.657 velhinhos estão sem receber visitas e só têm um ao outro, além dos funcionários das instituições. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, o Conselho Estadual do Idoso e o Ministério Público lançaram a campanha “Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho”.
A ideia é que os moradores tomem conhecimento da unidade mais próxima de suas casas e levem máscaras ou álcool gel para doar aos abrigos. Além disso, também enviem por e-mail uma cartinha com uma palavra amiga, um gesto de carinho e conforto psicológico, para ser entregue aos acolhidos nos 576 abrigos.
“Enviar uma cartinha ou doar máscaras feitas especialmente para eles é mais do que um ato genuíno de amor, a campanha ‘Um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho’ também é fundamental na proteção e prevenção da Covid-19. A saúde mental e emocional são pontos essenciais para que possam passar por esse momento”, diz Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
As cartas deverão ser enviadas ao e-mail de cada abrigo.
Abaixo, segue a relação das instituições da Grande São Paulo:
Barueri – GRUPO VIDA BRASIL – grupovida@grupovidabrasil.org.br e residencia@grupovidabrasil.org.br
Diadema – INST. ASSIST. LAR DE IDOSOS – contato@lardeidososp.com.br
Ferraz de Vasconcelos – RECANTO DOS IDOSOS LUZ DIVINA – luzdivinaidosos@ig.com.br
Francisco Morato – ASSOC. IECP FELIZ IDADE – larfelizidade@hotmail.com
Franco da Rocha – SECRET. ASSIST. E DESENV. SOCIAL – garcia51@ibest.com.br
Guararema – LAR DOS VELHINHOS DE SAO VICENTE DE PAULO – lardosvelhunhossvp@bol.com.br
Guarulhos – ACAO SOCIAL DE FE BATISTA – recantodosavos@recantodosavos.org.br
Guarulhos – ASILO SAO VICENTE DE PAULO – asilosaovicentedepaulo@ig.com.br
Guarulhos – ASSISTENCIA SOCIAL DOM JOSE GASPAR – social@ikoiosono.org.br
Guarulhos – ASSOC. CONGR. SANTA CATARINA – Lar Madre Regina – gerente@larmadreregina.org.br
Guarulhos – BENEF. NIPO BRASILEIRA DE SÃO PAULO – akebonohome@enkyo.org.br
Guarulhos – CASA DOS VELHOS IRMÃ ALICE – adm@casadosvelhos.org.br
Guarulhos – CONGR. DAS FILHAS DE N.S. STELLA MARIS – contato@pensionatosfa.com.br
Guarulhos – NÚCLEO BATUIRA SERV. DE PROMOÇÃO DA FAMÍLIA – nucleobatuira2@gmail.com
Itaquaquecetuba – ASSOC. ESP. BENEF. DR ADOLFO BEZERRA DE MENEZES – abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br
Mairiporã – INSTITUTO MARIA AMÉLIA – icbm@globo.com
Mauá – ASSOC. ASSISTENCIAL ZAIRA MANSUR SADEK – aazms1@outlook.com
Mauá – INSTITUTO DE INCENTIVO A VIDA – fatima.santos@solidarios.org.br
Mogi das Cruzes – ASSOC. MANUEL MARIA ESTANCIA RENASCER – manoel-maria@ig.com.br
Mogi das Cruzes – CASA DE SAO VICENTE DE PAULO – contato@csvpmogi.org.br
Mogi das Cruzes – INSTITUTO PRO MAIS VIDA SAO SEBASTIAO – clinicaderepousopromaisvida@hotmail.com
Mogi das Cruzes – INSTITUTO PRO MAIS VIDA SAO SEBASTIAO – epv.adm@ipvss.org.br
Osasco – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – larcoracoralina.sas@osasco.sp.gov.br
Poá – INST. ASSISTENCIAL CRISTA LAR MAE MARIANA – larmaemariana@gmail.com
Ribeirão Pires – ASSOCIACAO VIVA BEM A IDADE QUE TEM – vivabemprecisa@uol.com.br
Ribeirão Pires – LAR ESPIRITA DOUTOR ADOLFO BEZERRA DE MENEZES – camilaagneves@hotmail.com
Salesópolis – RECANTO DOS IDOSOS LUZ DIVINA – luzdivina-financeira@bol.com.br
Santa Isabel – LAR DO VELHINHO PROFa. LAURA FRUGOLI – lardovelhinhoprof.laurafrugoli@gmail.com
Santo André – APOIO ASSOCIACAO DE AUXILIO MUTUO DA REGIAO LESTE – gutemberg@apoio-sp.gov.br
Santo André – INSTITUICAO ASSISTENCIAL CASA DO CAMINHO ANANIAS – caminho.ananias@hotmail.com;
Santo André – INSTITUICAO ASSISTENCIAL NOSSO LAR – financeiro@nossolaridosos.org.br
Santo André – INSTITUTO MONSENHOR JOSE BENEDITO ANTUNES – adm.casamaisvida@gmail.com
São Bernardo do Campo – COMUNIDADE DE AMPARO SOCIAL ASILAR C A S A – socialasilar@hotmail.com
São Bernardo do Campo – CASA DE SAO VICENTE DE PAULO JARDIM DOS VELHINHOS DO ABC – cdsvdp@yahoo.com.br
São Bernardo do Campo – CASA DOS VELHINHOS DONA ADELAIDE – psicologia@velhinhosadelide.org.br
São Caetano do Sul – GRUPO LUZ ASSISTENCIA E ORIENTACAO – GRUPOLUZ@SUPERIG.COM.BR
São Caetano do Sul – LAR NOSSA SENHORA DAS MERCEDES – larnossasenhoradasmercedes@hotmail.com
São Paulo – APOIO ASSOCIACAO DE AUXILIO MUTUO DA REGIAO LESTE – ilpi.jacana@apoio-sp.org.br
São Paulo – ASSOCIACAO BENEFICENTE IRMA IDELFRANCA ABII – ilpi.saomiguelpaulista@gmail.com
São Paulo – SOBEI SOCIEDADE BENEFICENTE EQUILIBRIO DE INTERLAGOS – ilpi@sobei.org.br
São Paulo – ASSOCIACAO COMUNITARIA E BENEFICENTE PE JOSE AUGUSTO MACHADO MOREIRA – ilpisaomateus@gmail.com
São Paulo – COORDENACAO REGIONAL DAS OBRAS DE PROMOCAO HUMANA CROPH – ilpisantana.croph@gmail.com
São Paulo – SAMARITANO SAO FRANCISCO DE ASSIS SAMARITANO – ilpidamooca@gmail.com
São Paulo – UNIAO BRASILEIRO ISRAELITA DO BEM ESTAR SOCIAL UNIBES – SILMARA.SANTOS@UNIBES.ORG.BR
Suzano – ASSOCIACAO BENEFICENTE ABRIGO FRATERNAL – administrativo@abrigofraternal.org.br
Suzano – ASSOCIACAO DE APOIO PARA DEFICIENTES VISUAIS DE SUZANO – recantodogirassol@aadvis.org
Suzano – CASA DE SAO VICENTE DE PAULO – csvp@globo.com
Taboão da Serra – CEPIM SANTA TEREZINHA – cepimst@gmail.com
Correios lança pacote de serviços para atender demanda de MPEse MEis
Diário do Comércio
7/05/2020
O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus transformou radicalmente o varejo em todo o mundo. A política de só deixar de portas abertas os serviços essenciais – mesmos esses de forma controlada -, levou empreendedores de todos os perfis, setores e portes a digitalizarem seus negócios quase que instantaneamente.
Levar o varejo do mundo físico para o virtual é uma tarefa que exige tempo e planejamento, duas coisas que praticamente não existem em meio ao caos gerado pela maior crise sanitária global dos últimos 100 anos. No caso dos microempreendedores isso é ainda mais complicado. Sem estrutura e, muitas vezes sem conhecimento e sem fluxo de caixa, eles se viram obrigados a adotar a web como único canal de vendas.
Penando nesse público os Correios – maior player logístico do País – lançaram um pacote de serviços, o AproxiME. O objetivo é atender micro e pequenos empreendedores (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs).
De acordo com a gerente de Clientes, Luciana Klein, em live realizada pela empresa, a iniciativa é um pacote de soluções para ajudar comerciantes que precisam mudar a matriz do seu negócio e dar os primeiros passos no e-commerce.
“Neste período de pandemia, mesmo os pacotes de maior volume não têm contrapartida de cota mínima contratual. E, à medida que o volume de encomendas aumenta, o cliente tem acesso a novos pacotes de benefícios”, destacou Luciana Klein.
Alguns dos pontos principais do pacote são:
Contrato fácil: conveniência para contratação dos serviços dos Correios via internet, usando o CNPJ. Ao se tornar parceiro dos Correios, o cliente também obtém descontos e prazo maior para pagar;
Facilidade de pagamento: concessão de crédito para pagamentos mensais ou quinzenais;
Suporte tecnológico: orientação sobre sistemas e ferramentas dos Correios disponíveis para postagem de objetos;
Divulgação da marca: micro e pequenas empresas e empresários individuais que fizerem contrato com os Correios poderão aumentar a visibilidade da sua marca, divulgando-a no site dos Correios, visitado por milhões de pessoas diariamente;
Coleta gratuita de encomendas: solução para clientes de contrato neste momento de pandemia, facilitando o dia a dia das empresas e trazendo comodidade e segurança. Pedidos feitos até as 9h são coletados e postados no mesmo dia;
Correios Log+: solução completa de logística para o comércio eletrônico, da coleta, conferência e armazenagem até a entrega e logística reversa, barateando custos logísticos;
Entrega no vizinho: solução para quando o destinatário não estiver em casa, com recebimento pelo vizinho. Trata-se de serviço permanente;
Clique e retire: solução para retirar encomendas nas agências dos Correios. Disponível para os serviços Sedex e PAC, sem custo adicional, é uma opção para destinatários que não podem receber encomendas no seu endereço residencial.
Segundo a chefe do departamento de Inteligência de Mercado, Paula Guinatti, o contrato pode ser fechado no ambiente virtual, sem a necessidade do empreendedor se dirigir `a uma agência.
A intenção do pacote é também deixar esses empreendedores preparados para um futuro que já aponta no pós-crise, com o comércio on-line muito mais importante do que era até antes do aparecimento do novo coronavírus. No Brasil, o e-commerce era responsável apenas por 5% das transações de varejo.
“As pessoas que estão em casa e se aventuraram a comprar, pela primeira vez, itens de primeira necessidade em supermercados, agora já começam a comprar outros itens, como livros, eletrônicos e até roupas e calçados”. Portanto há muito espaço para as pequenas empresas crescerem nesse ambiente. Para isso, porém, elas precisam estar prontas e nós podemos ser um aliado importante nesse processo, afirmou Paula Guinatti.
Correios emite nota sobre alteração de encomendas internacionais
O serviço brasileiro afirma que alguns produtos podem não cumprir a data de envio
Mundo Conectado
06/05/2020
Devido a pandemia de Covid-19 alguns serviços foram altamente afetados. Um deles são os de entrega. Os Correios estão enfrentando problemas para a distribuição dos produtos desde o início dos fechamentos totais, para manter o isolamento social e conter a doença. Aparentemente, as entregas estão começando a ser normalizadas, principalmente em produtos enviados da China. Mesmo assim, o serviço brasileiro fez um comunicado sobre o possível não cumprimento das datas.
Os Correios informam para os brasileiros que os envios internacionais foram prejudicados. Isso indica que podem haver atrasos de entrega de produtos. Alguns sites já informam essa possibilidade no ato da compra, mesmo assim, o serviço reforça em seu anúncio. Como os envios estão demorando para ser postados, isso pode acarretar em uma demora maior para o recebimento das encomendas.
“Em decorrência das medidas contra o Coronavírus (COVID – 19) em vários países, não há como garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais. Estão prejudicados tanto o encaminhamento como a distribuição pela diminuição ou mesmo falta de voos, diminuição da quantidade de empregados alocados nas atividades de distribuição de objetos postais e até mesmo suspensão da entrega. Com relação as importações, em alguns casos a carga está com encaminhamento comprometido desde a origem, e está sendo mantido o contato com os correios do exterior para otimizar os envios.
Correios estão buscando soluções para manter os serviços em andamento, contudo faz-se necessário suspender ou restringir a aceitação de postagem para alguns destinos.” – Comunicado Correios
O site ainda disponibiliza uma lista com os países que estão com os serviços mais afetados no momento. A China não consta na listagem feita pelos Correios, o que indica que os produtos chineses estão sendo enviados sem problemas. Já o Japão, EUA e a maioria dos países da Europa e América estão com suspensão de envios. A lista foi atualizada no dia 4 de maio de 2020.
Caso você faça encomendas de produtos em sites internacionais, provavelmente seus produtos terão um tempo maior até chegar ao Brasil. Não quer dizer que ele não irão chegar, mas sim que levará mais tempo. Caso seja um produto que você precise rapidamente, o indicado é comprar de lojas locais ou de sites brasileiros. Fonte: Correios
Correios: encomendas internacionais podem
sofrer atrasos
Tec Mundo
06/05/2020
Em nota publicada nessa terça-feira (5), os Correios afirmaram que estão enfrentando dificuldades para cumprir os prazos de entrega das encomendas internacionais. O motivo para os atrasos está nas medidas de prevenção contra a covid-19 adotadas no Brasil e em diversos países.
De acordo com a empresa, tais medidas têm prejudicado tanto o encaminhamento quanto a distribuição das encomendas. Isso acontece devido à diminuição ou à falta de voos, à redução da quantidade de trabalhadores nas tarefas de distribuição de objetos postais e até mesmo à suspensão dos serviços, fazendo com que não seja possível garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais.
A companhia ressaltou ainda que, em alguns casos, as importações estão sofrendo atrasos no encaminhamento desde a origem, sem ter qualquer relação com o serviço no Brasil, mas que está em busca de soluções para otimizar estes envios.
Em alguns sites de compras, há o aviso de que pode acontecer atrasos na entrega de produtos em decorrência da situação provocada pelo novo coronavírus, mesmo nas compras realizadas no mercado nacional. No caso das compras internacionais, essa demora pode ser ainda maior.
Países com suspensão de postagem
Os Correios também divulgaram uma lista de países que estão com o envio de encomendas suspenso, em virtude das recomendações das autoridades de saúde para conter a disseminação da covid-19.
Na listagem disponível no site dos Correios, atualizada no dia 4 de maio, não consta a China. Aparentemente, os produtos chineses estão com a postagem acontecendo normalmente, mas isso não significa que eles não estejam sujeitos aos atrasos.
Por outro lado, vários países da Europa e do continente americano, assim como os Estados Unidos, o Canadá e o Japão, estão com suspensão de postagem, devido às medidas de contenção da doença ou à falta de voos para estas localidades.
Consumidor afirma ter que buscar encomendas nos Correios no Rio, mesmo pagando taxa de entrega
Eles reclamam que a empresa não se preparou para o aumento no atendimento e que é criado um ambiente propício para a disseminação do novo coronavírus.
G1
29/04/2020
Muitos consumidores enfrentam dificuldades para receber encomendas em casa e estão indo até as agências dos Correios, gerando filas e aglomeração. Eles reclamam que a empresa não se preparou para o aumento no atendimento e que é criado um ambiente propício para a disseminação do novo coronavírus. As reclamações sobre tumultos nas agências e atraso em entregas acontecem desde o começo das medidas de isolamento social. Alguns reclamam que, mesmo pagando taxas, não recebem encomendas em casa.
Um consumidor que precisou buscar as compras na agência de Senador Camará afirma que pagou R$ 20 para receber o produto em casa, mas antes da pandemia, os Correios ainda tinham restrições de endereços e os compradores eram orientados a ir até a agência.
“A gente faz um pedido em determinado site de compras, a compra é realizada, a gente efetua o pagamento e o serviço não é completo, ou seja, a entrega não é feita. E quando você vai ao local da retirada, há uma fila enorme do lado de fora, na calçada. E lá dentro há um confinamento. A quantidade de pessoas que tem lá dentro é um descaso”, disse o consumidor, que preferiu não ser identificado.
Em nota, os Correios lamentaram os transtornos que aconteceram na agência de Senador Camará e disseram que orientam os clientes a esperar pelas encomendas em casa mas que, no caso de endereços com locais restritos, eles orientam os consumidores a ir até as agências. A empresa afirmou ainda que está à disposição pelos telefones 3003-0100 (capital e Região Metropolitana) e 0800-725-7282 (interior).
Luara Ramos: A situação dos trabalhadores dos Correios ou por que estamos todos em risco?
Revista Forum
06/05/2020
A pandemia causada pelo novo coronavírus impõe circunstâncias que agravam a crise sanitária como a reconfiguração das relações de trabalho e a negligência possibilitada pela Reforma Trabalhista em vigor desde 2017. Nos Correios, estatal que detém a maior estrutura de logística da América Latina, esta que poderia ser sua maior força para movimentar e entregar insumos básicos em um momento em que a maior parte da população precisa se manter em quarentena, ao contrário está expondo ainda mais trabalhadores e a população em geral.
Se primeiro a empresa concordou em afastar trabalhadores do grupo de risco e divulgou um plano de enfrentamento ao novo coronavírus que incluía fornecimento de proteção individual e reforço na higienização, após quase dois meses desde a publicação das medidas a situação é de desamparo total. Sem critérios estabelecidos sobre o que é de fato essencial e com pessoal reduzido devido aos afastamentos, a sobrecarga de trabalho não é nem de longe o pior. Realizada geralmente por empresas terceirizadas (e em condições precárias de trabalho), a limpeza nas unidades está longe de seguir as normas mais rigorosas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. O mesmo ocorre com as medidas de distanciamento mínimo e a proteção dos trabalhadores. Muitos ainda não receberam álcool gel 70% ou máscaras e, como carteiros e atendentes lidam diretamente com as pessoas, além de sujeitos à contaminação se tornam também possíveis vetores da doença, colocando todos os usuários dos serviços de Correios em risco.
Além da precarização, os ataques ao plano de saúde da categoria nos últimos anos e que resultaram no pagamento de mensalidades abusivas não poupou os ecetistas da burocracia nem em tempos de pandemia. A Postal Saúde, operadora do plano, demora para liberar testes para a Covid-19, aprovando em muitos casos apenas quando o paciente já está internado. Entidades sindicais denunciam que a medida é para evitar o afastamento de trabalhadores de todo o setor, como também é recomendado por infectologistas e outras autoridades de saúde.
As negociações de um novo Acordo Coletivo para a categoria também não são promissoras. Marcadas por um dissídio que foi parar no STF, a intervenção dos ministros Luiz Fux e Dias Toffoli travaram, entre outras coisas, a discussão sobre a vigência da ação normativa, o que deve impactar diretamente qualquer embate no campo jurídico. Soma-se a isso a preocupação com os cortes nos salários, faltas injustificadas (uma vez que a ECT derrubou a liminar da Federação dos Trabalhadores dos Correios que impede a convocação de quem coabita com pessoas do grupo de risco), o medo de processos administrativos e a consequente demissão, que força os trabalhadores dos Correios à difícil escolha de colocar em risco a própria vida e a de seus familiares.
Cobiçada pelos tubarões do setor logístico e desprezada pelo Governo que insiste na necessidade de privatização, os Correios deveriam ser parceiros fundamentais do Estado brasileiro, uma vez que estão em todos os mais de 5 mil municípios do país e desempenham importante papel social. Poderiam entregar os cartões de débito para saque do auxílio emergencial como proposto pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o que evitaria as enormes filas. Sem contrato de banco postal como quando atuava como correspondente do Banco do Brasil até o fim de 2019, a empresa também poderia ser uma rede de apoio para o pagamento neste momento. Além disso, poderia ser usada para ações de entrega de alimentos, remédios e materiais de limpeza e higiene. Compreender as possibilidades, no entanto, expõe ao mesmo tempo dois grandes desafios que se colocam para todo o conjunto da classe trabalhadora brasileira: o interesse privatista na venda de direitos e bens públicos e o cinismo daqueles que ainda colocam o lucro acima da vida.
*Luara Ramos é militante sindical e assessora do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Espírito Santo (SINTECT-ES)
Direção Nacional da ADCAP.