ADCAP entrevista candidata ao Conselho de Administração

Tânia Munari trabalha nos Correios há 25 anos, onde sempre se destacou nas mais variadas áreas, seja numa função técnica ou seja como gestora. Conhece bem as diversas realidades dos trabalhadores da estatal, tanto no âmbito administrativo quanto no operacional. Sua trajetória possibilitou que ela tivesse uma visão sistêmica da empresa, das condições de trabalho e anseios de todos os empregados dos Correios. Na entrevista abaixo, você, leitor, vai conhecer um pouco mais dessa profissional que agora está pronta para encarar mais um grande desafio, caso consiga a vaga para o Conselho Administrativo dos Correios.

ADCAP – O que a motivou a se candidatar para um cargo no conselho de administração dos Correios?

Tânia Munari – Eu sou trabalhadora, empregada dos Correios há 25 anos. Já passei por diversas áreas, atividades e funções. Vim da SE Santa Catarina e estou na Sede. Trabalhei como técnica e como gestora. Fui gestora das áreas de licitações e contratos, da rede de agências próprias e terceirizadas (AC, Agf, Acc e Agc), área de suprimento, mentora do novo uniforme para os carteiros, atendentes e OTT. Conheço as diversas realidades dos empregados dos Correios e minha trajetória me possibilitou uma visão sistêmica da empresa, das condições de trabalho e anseios dos empregados. Sou movida a desafios e absolutamente apaixonada por essa empresa. Daqui tiro o meu sustento e de toda a minha família. Dentro deste contexto, me sinto animada e preparada para contribuir na defesa dos anseios dos empregados junto ao Conselho Administrativo.

ADCAP – De que maneira sua gestão no conselho de administração pretende valorizar os empregados dos Correios?

TM – Pretendo não me limitar às votações, mas propor à Presidência e às Diretorias, pautas importantes para a valorização e melhoria das condições de trabalho dos empregados da operação e administrativo.

Uma empresa é viva e vive do engajamento dos seus empregados.

Precisamos reaver direitos que foram perdidos nos últimos anos e garantir uma carreira transparente e aplicada. Vou manter canais de comunicação com todos os trabalhadores (blog, Instagram, e-mail). E será neste diálogo aberto e franco entre os trabalhadores, eu, o CA e a empresa que poderemos (re) conquistar o protagonismo dos empregados. Precisamos de ações para resgatar o sentimento de pertencimento dos empregados. O “Orgulho de ser Correios”.

ADCAP – Os Correios passaram por uma fase delicada recentemente, quando esteve na mira das privatizações. Qual sua avaliação desses últimos anos?

TM – Muito triste e de um grande alerta para todos nós. Ficamos à mercê de uma campanha de inverdades sobre esta empresa que é gigante e de importância fundamental para o Brasil e os brasileiros. Precisamos rever nossa forma de atuar e nos unir para construir uma base ainda mais sólida da importante presença dos Correios na inclusão postal do cidadão brasileiro, na integração e no desenvolvimento econômico do nosso País.

ADCAP – Você considera o tema privatização página virada?

TM – Acredito que ganhamos um fôlego. Mas o tema pode renascer, caso nos tornemos dependentes do tesouro. Por isso, a importância de trabalharmos para o fortalecimento da empresa e valorização de seus empregados. Precisamos nos manter independentes financeiramente, com todos os empregados respeitados e engajados, e sermos cada vez mais relevantes no mercado logístico nacional.

ADCAP- Qual a importância de um serviço postal público para o nosso país?

TM – Fundamental. Neste enorme país apenas nós chegamos a todos os longínquos recantos. A inclusão postal é um direito básico, traz cidadania e desenvolvimento à população e aos pequenos negócios. O serviço de correios tem que ser acessível a toda a população brasileira. Nós somos a empresa líder e de referência para o mercado logístico privado. Se deixarmos de existir, o mercado privado irá atender apenas as 500 cidades rentáveis e as demais ficarão no apagão postal. Assim, a empresa Correios deve ser pública pois é essencial ao Brasil e aos brasileiros.

ADCAP- Quais os caminhos para que os Correios voltem a ter sua imagem cada vez mais valorizada pelos usuários?

TM – Ser essencial e confiável. Só nós chegamos a todos os municípios e distritos com mais de 500 habitantes. Isto é ser uma empresa cidadã. Contribuímos para a inclusão e desenvolvimento de todo território. Mas precisamos usar toda esta presença para sermos também o balcão de atendimento do cidadão brasileiro e o braço logístico da União, Estados e Municípios. O carteiro é símbolo de confiança, chega à porta de todas as casas e toca as mãos de todos os brasileiros. Este é um valor inestimável e deve ser reforçado, inclusive para criação de novos serviços.

ADCAP- Qual sua visão de futuro para a empresa?

TM – Uma empresa sustentável financeiramente, ambientalmente e socialmente. Moderna e inovadora. Essencial e confiável. Com empregados valorizados e honrados por pertencer a esta grande empresa. O sangue amarelo e azul correndo orgulhosamente pelas veias dos trabalhadores e nossa atuação aplaudida pela população brasileira em todos os recantos deste imenso Brasil.

ADACP – Por que votar em Tânia Munari para o Conselho de Administração dos Correios?

TM – Porque conheço a empresa e suas coligadas, Postalis e Postal Saúde. Porque vivo igualmente os anseios de ter uma carreira e de valorização dos empregados, tanto do administrativo, quanto do operacional. Tanto da ativa, quanto os aposentados. Porque os trabalhadores estarão junto a mim no Conselho de Administração. Porque estou animada, qualificada e preparada para este importante trabalho. E a ele me dedicarei como uma missão, assim como foi quando fui eleita por 3.712 votos dos trabalhadores para o Conselho Deliberativo do Postalis.

 

 

 

Direção Nacional da ADCAP.

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