A ADCAP tem adotado diversas medidas para modificar a situação dramática que vive o POSTALIS, em especial o plano BD Saldado.
Inicialmente, nos reunimos com a Direção dos Correios e do Postalis e fizemos diversas propostas, como a criação de comissão paritária (participantes, Postalis e Correios) para auditar os investimentos irregulares e denunciar as irregularidades à Polícia Federal, Ministério Público Federal e outros órgãos de controle, visando a punição dos responsáveis.
Sem sucesso, solicitamos à PREVIC a intervenção preventiva no Postalis, para corrigir os resultados que se anunciavam tenebrosos para os fundos geridos pelo Instituto. Denunciamos a todos os participantes e aposentados a grave situação do Plano BD Saldado, enquanto as Diretorias do Postalis e dos Correios falavam que estava tudo sob controle, e não estava.
Estamos levando ao judiciário, nos próximos dias, ação que discute o desastrado equacionamento do plano BD tanto com relação a responsabilidade pelo pagamento, como quanto à dimensão dos valores apurados, de R$ 5,6 bilhões, dentre outros aspectos.
A ADCAP permanece atuando em todos os ambientes e oportunidades para modificar essa grave situação:
1. Queremos o fim da impunidade com a apuração e punição de todos os envolvidos nas aplicações criminosas dos nossos recursos;
2. Queremos a responsabilização exclusiva da patrocinadora no equacionamento do Plano BD, pelos resultados desastrosos promovidos pelas diretorias designadas pelos Correios;
3. Queremos o fim do uso político-partidário do Postalis, com a mudança do Estatuto para que a Direção do instituto seja formada exclusivamente por participantes e assistidos e que a governança e controle sejam efetivos.
Direção Nacional da ADCAP.