Correios do Brasil – Confiança no Futuro

Os Correios do Brasil, durante décadas. foi a instituição de maior confiança do brasileiro, ao lado da família e dos bombeiros. Do mesmo modo, durante vários anos foi a empresa pública melhor gerida, conquistando prêmios nacionais e internacionais de eficiência e inovação.

“Os Correios venceram o prêmio Marcas de Confiança 2012 — Categoria Institucional, da Revista Seleções. Essa é a 11ª vez consecutiva que a empresa recebe o prêmio, fruto de uma das mais respeitadas pesquisas de opinião do País, realizada pela revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência.

Na avaliação, feita pela internet, 1.500 participantes identificaram os campeões de confiança em diversas categorias de produtos, marcas, instituições, profissões e personalidades brasileiras. Os Correios ganharam na categoria “Instituições”, com 79% dos votos, seguido pela moeda Real.

Os Correios também estão entre as 20 maiores empresas do Brasil de acordo com a classificação feita pela Melhores e Maiores da Revista Exame. Ficaram ainda entre as 30 primeiras empresas do ranking Valor 1000, do jornal Valor Econômico.”. (disponível em https://www.acritica.net/editorias/geral/correios-e-a%20instituicao-mais-confiavel-do-brasil/65653/ )

Na gestão do governo Bolsonaro, de 2018 a 2022, a orientação do Governo Federal, único acionista da empresa pública, foi no sentido de privatizar a empresa, iniciativa rejeitada pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional. Entretanto, houve significativos prejuízos aos negócios da Empresa, com redução de investimentos e “sucateamento” da sua infraestrutura operacional.

Iniciado o novo governo, o Presidente Lula retirou os Correios da lista de empresas submetidas ao processo de desestatização.

A ADCAP, Associação dos Profissionais dos Correios que congrega mais de 20.000 associados em todo o País, ainda no período eleitoral, apresentou a todos os candidatos CARTA COMPROMISSO por meio da qual apontava as premissas, a realidade, as perspectivas e os compromissos que o novo governo deveria ter com os serviços de Correios.

COMPROMISSOS

Os compromissos dos candidatos devem ser assertivos em reconhecer a relevância dos serviços postais para a sociedade e o desenvolvimento do Brasil, apoiando e defendendo a continuidade do Correio como empresa pública, de qualidade, presente em todo o território nacional, contribuindo para a integração e desenvolvimento nacional.

Relevante, também, manifestação afirmativa de apoio à modernização, gestão técnica e desenvolvimento dos Correios, orientando sua liderança para adoção de medidas necessárias para que o Correio se constitua em referência mundial no setor em que atua, mantendo e aperfeiçoando sua, importante e fundamental, participação na vida de milhões de brasileiros, desde os grandes centros até os rincões mais remotos do país.

Indispensável que o candidato manifeste concordância com a manutenção da autossustentabilidade dos Correios, garantindo tarifas atualizadas, disponibilidade de recursos para investimento e autonomia de gestão para cumprir seu papel na universalização dos serviços e competitividade nos segmentos concorrenciais.

As indicações da necessidade de modernização da empresa, de gestão técnica e de manutenção rigorosa das contas para preservar a autossustentabilidade dos Correios, se constituíam em elementos centrais para a reafirmação da empresa admirada e reconhecida, historicamente, pelos brasileiros.

De modo diverso, o que se constata, após mais de dois anos do atual governo, é a escolha de lideranças despreparadas, que utilizam o compadrio e indicações meramente políticas e partidárias como medida de escolha e designação nas posições de comando nos Correios e que levaram a empresa à situação de “fundo do poço”.

As informações correntes, e que estarão lançadas nas contas anuais da empresa de 2024, comprovam que a empresa gasta mais que arrecada, não tem projetos de produtos para o presente nem de desenvolvimento sustentável para seu futuro.

A administração repete discurso que novas iniciativas de modernização irão ocorrer em breve, mas não aponta como garantirá o pagamento dos fornecedores no corrente mês, os compromissos de investimento assumidos e, principalmente, os salários dos trabalhadores do mês seguinte.

Como empresa de logística, os Correios dependem das rotas contratadas para transportar as comunicações e mercadorias confiadas aos seus serviços, e o que os fornecedores manifestam é estarrecedor:

“Brasília, 20 de Março de 2025.

Excelentíssimo Senhor, Presidente dos Correios e Telégrafos

As empresas de transportes arroladas abaixo com sede em diversas regiões do Brasil, vêm através de seus representantes legais, perante Vossa Excelência, informar que iremos suspender a execução dos transportes de Cargas em âmbito nacional, em virtude da falta de pagamentos, e, ainda do corte abrupto do valor presente.

Os pagamentos não estão sendo regulares, conforme relatos de cada empresa em particular, além do descumprimento da data prevista para pagamento, conforme previsão contratual, o que torna inadmissível, a continuidade das execuções dos serviços.

No entanto, informamos que iremos executar as linhas de transportes até a data do dia 21/03/2025, e, caso os pagamentos não sejam retomados até essa data, iremos paralisar a execução dos transportes de cargas em todo o Brasil, dos fornecedores prestadores de transportes dos Correios.

Assim, reivindicamos também o retorno imediato do valor presente, pois o corte abrupto tem prejudicado as empresas que costumeiramente fazem uso desse adiantamento .

Diante do exposto, requeremos regularidades de pagamentos dos fornecedores de transportes, pois a execução é bem dispendiosa, e retorno imediato do valor presente, sob pena de suspensão geral dos transportes de cargas no Brasil dos fornecedores arrolados abaixo, com data prevista para o dia 24/03/2025.”

Os associados da ADCAP, profissionais da ativa e aposentados, tem diversas sugestões para retirar a empresa dessa situação caótica, mas nenhuma sugestão terá qualquer possibilidade de sucesso sem gestão profissional, que tenha conhecimento da natureza e complexidade dos serviços de Correios e que tenha compromisso, verdadeiro, com a sociedade brasileira, com os trabalhadores dos Correios e, principalmente, com a eficiência da gestão pública.

➡️ Conhecer Carta Compromisso: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Compromisso-candidatos.pdf
➡️ Conhecer Carta Fornecedores: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Assinado.pdf

Direção Nacional da ADCAP.

Outras Notícias